ATP suspende circuito masculino por seis semanas por conta da pandemia do coronavírus
Entidade explicou que a decisão foi tomada a fim de preservar a saúde de todos os envolvidos; doença já matou mais de 4 mil
Entidade explicou que a decisão foi tomada a fim de preservar a saúde de todos os envolvidos; doença já matou mais de 4 mil
A ATP (Associação de Tenistas Profissionais) anunciou nesta quinta-feira (12) que o circuito masculino de tênis está suspenso por seis semanas por conta da epidemia do novo coronavírus. Em nota, Andrea Gaudenzi, presidente da instituição, lamentou a decisão, mas ressaltou a importância em proteger a comunidade do tênis dos riscos da doença. Com a medida, diversas competições serão afetadas, como o Miami Open, o Masters 1000 de Monte Carlo e o ATP 500 de Barcelona. A previsão de retorno dos torneios é para a semana do dia 27 de abril, com os torneios ATP 250 de Estoril, em Portugal, e de Munique, na Alemanha.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Suspensão do circuito ATP
Em seu pronunciamento a respeito da interrupção do circuito ATP, Gaudenzi enfatizou a “grande perda” para os torneios, mas ressaltou que a decisão foi fundamental para “proteger a saúde” de todos os envolvidos com o esporte.
“Esta não é uma decisão tomada de ânimo leve e representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que esta é a ação responsável necessária neste momento, a fim de proteger a saúde e a segurança de nossos jogadores, equipe, comunidade de tênis mais ampla e saúde pública em geral diante dessa pandemia global”, disse.
O dirigente também detalhou todos as barreiras trazidas pela doença ao circuito mundial de tênis.
“A natureza mundial de nosso esporte e as viagens internacionais necessárias apresentam riscos e desafios significativos nas circunstâncias atuais, assim como as diretrizes cada vez mais restritivas emitidas pelas autoridades locais”, afirmou.
Por fim, o presidente da ATP garantiu que a instituição monitora a situação.
“Continuamos monitorando isso diariamente e esperamos que o Tour seja retomado quando a situação melhorar. Enquanto isso, nossos pensamentos e desejos estão com todos aqueles que foram afetados pelo vírus”, concluiu.
The ATP has announced a six-week suspension of the men’s professional tennis tour due to public health & safety concerns over COVID-19.
— ATP Tour (@atptour) March 12, 2020
Indícios
A decisão anunciada pela ATP já era prevista por um jornalista britânico. Nesta quarta-feira (11), Russel Fuller, correspondente de tênis da rede BBC, já havia anunciado que tenistas estavam reunidos no Conselho de Jogadores, indicando que a suspensão do circuito masculino e da WTA ocorreria.
Stand by for a possible six week suspension of both the ATP and WTA Tours – the player councils are meeting today, and that seems to be the direction of travel (for the players, at least)
— Russell Fuller (@russellcfuller) March 11, 2020
Até a última atualização desta reportagem, a WTA, responsável pelo circuito feminino, ainda não havia se manifestado a respeito do possível cancelamento de torneios.
Impactos já ocorridos no tênis
O novo coronavírus já causou diversos impactos no circuito mundial de tênis. O maior deles ocorreu no último domingo (08), quando o torneio de Indian Wells, um dos principais do planeta, foi cancelado.
Nesta quarta-feira (08), as finais da Fed Cup, que seriam disputadas na Hungria, foram adiadas. A medida foi tomada após o país entrar em estado de emergência por conta da doença.
A rodada da Copa Davis disputada na última semana também registrou problemas. Três jogos da competição foram disputados sem público. No confronto entre Japão e Equador, boleiros utilizaram luvas e cestas com o objetivo de reduzir os riscos de contágio.
Anteriormente, diversas competições dos níveis Challenger e ITF já haviam sido canceladas na Ásia. A China, epicentro do coronavírus, foi o país mais atingido.
Leia mais: Circuitos ATP e WTA podem parar por seis semanas por conta do coronavírus
Finais da Fed Cup são adiadas por conta do avanço do novo coronavírus