PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Revezamento entre times reserva e titular, retorno a Libertadores e classificação no estadual : saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Athletico Paranaense terá na pausa por coronavírus

Revezamento entre times reserva e titular, retorno a Libertadores e classificação no estadual : saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Athletico Paranaense terá na pausa por coronavírus

Didé Fontana
Colaborador do Torcedores.com.

Clube paranaense ocupa a segunda colocação do grupo C na Libertadores e está nas quartas-de-final do estadual

O Furacão, assim como os demais clubes do Brasil e do mundo, tem suas atividades paralisadas devido ao coronavirus. Assim como as atividades dos clubes, competições nacionais e internacionais também se encontram paralisados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique aqui

Siga o Torcedores também no Instagram

Campanha até o momento

Até o momento, o Atlhetico ocupa a segunda colocação do grupo C da Libertadores, com três pontos, uma vitória e uma derrota.  O clube estreou na competição internacional com o pé direito, vencendo o Peñarol do Uruguai por 1 a 0 na Arena da Baixada. Na segunda rodada, o Furacão foi à Santiago, no Chile, e perdeu por 1 a 0 para o Colo-colo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pelo campeonato estadual, o Athetico está nas quartas-de-final da competição, e enfrentará o Londrina. O confronto será de ida e volta, mas sem prazos definidos devido à pandemia do coronavirus. Na classificação geral, o clube ficou na terceira colocação com 22 pontos. O líder e seu rival Coritiba, por sua vez, terminou na liderança com 24 pontos.

Time base no início de 2020 até antes da pausa

O Furacão fez sua estreia em campo por uma competição oficial no dia 18 de janeiro. A ocasião era a primeira rodada do estadual, o o Athlético, ainda com o time reserva, venceu o União Beltrão fora de casa por 3 a 1.

O clube estreou o time titular, de fato, no empate diante do Paraná em 1 a 1, pela 5 º rodada do estadual. O técnico Dorival Júnior montou o esquema tático em 4-5-1. A escalação do time titular do Athletico Paranaense foi a seguinte:

PUBLICIDADE
  •  Gol: Santos;
  • Zagueiros: Lucas Halter e Thiago Heleno;
  • Laterais: Khellven e Márcio Azevedo;
  • Volantes: Wellington e Erick (Lucho González);
  • Meias: Léo Cittadini, Nikão e Marquinhos Gabriel;
  • Atacantes: Bissoli (Vitinho) e (Pedrinho);

Quanto à estreia da Libertadores, o clube paranaense jogou com um esquema tático diferente da primeira partida dos titulares. O esquema tático adotado pelo técnico Dorival Júnior foi 4-3-3. O Athletico recebeu o Peñarol e venceu o clube uruguaio por 1 a 0.

PUBLICIDADE

O time sofreu alterações com relação à estreia do time titular. O técnico Dorival Júnior escalou o goleiro Jandrei no lugar de Santos, na lateral, Adriano assumiu o lugar de Khellven, na zaga, Robson Bambu entrou no lugar de Lucas Halter e Carlos Eduardo começou no ataque junto com Bissoli e Nikão. A escalação do Athlético na estreia da Libertadores foi a seguinte:

  • Gol: Jandrei;
  • Zagueiros: Robson Bambu e Thiago Heleno;
  • Laterais: Adriano (Jonathan) e Márcio Azevedo;
  • Volantes: Wellington;
  • Meias: Erick (Fernando Canesin) e Cittadini;
  • Atacantes: Nikão, Brissoli e Carlos Eduardo (Marquinhos Gabriel);

Na última partida do Furacão antes da pausa devido ao coronavirus, o Athletico perdeu para o Coritiba por 4 a 0. Na ocasião, o time entrou em campo com o time de aspirantes, na formação 4-4-2. O time começou com muitas novidades, a começar no gol, com Gabriel assumindo as redes. Jogando atrás,  Luan Patrick e Abner Vinícius assumiram as laterais e Pedrão a zaga. no meio campo, Léo Gomes e Christian jogaram de volante Reinaldo e Denner atuaram como meias. No ataque, Jajá saiu jogando com Pedrinho.

  • Gol: Gabriel;
  • Zagueiros: Pedrão e Luan Patrick;
  • Laterais: Khellven e Abner Vinícius (Jaderson);
  • Volantes: Léo Gomes e Christian;
  • Meias: Reinaldo e Denner;
  • Atacantes: Jajá (Kawan), Pedrinho e Vinícius Mingotti;

Quais desafios o clube terá na pausa?

Hoje o clube encontra-se em estabilidade com o técnico Dorival Júnior, que assumiu a equipe em dezembro de 2019. Até o momento, o técnico levou a equipe as quartas do paranaense e à segunda colocação do grupo C na Libertadores, com duas rodadas disputadas até então.

O goleiro titular do Athletico, Santos, está se recuperando de uma lesão no joelho, sofrida na decisão da Supercopa do Brasil, em fevereiro. A previsão, na época, era de que Santos levaria de quatro e seis semanas para se recuperar.

PUBLICIDADE

O diretor geral, Paulo André, disse em janeiro, em um podcast oficial do clube, que não pretende fazer grandes contratações neste ano.  “As maiores contratações que faremos serão as manutenções dos atletas que já estão no elenco”, frisou.

Apesar das afirmações do diretor, o clube anunciou recentemente, em época de paralisação no esporte, a contratação do zagueiro colombiano Felipe Aguilar, de 27 anos. O jogador atuava no Santos.

Impactos do coronavírus

Com o Campeonato Paranaense paralisado no dia 16, devido ao coronavirus, o Athletico seguiu a mesma linha e liberou todos os seus funcionários, desde atletas a atendentes da secretaria do clube. A decisão do clube foi tomada no dia 17, porém, o atendimento ao torcedor continua, por meio de caráter “home office”.

A loja física, Furacão Tour e o Espaço Sócio Furacão foram fechados dia 13, na sexta-feira.

PUBLICIDADE

 Ações contra o coronavírus

O clube tem atuado em suas redes sociais com publicações como atletas e funcionários de quarentena em casa, nutricionista dando dicas para fortalecer o sistema imunológico e demais postagens incentivando o torcedor a ficar em casa.

Foto: Reprodução/ Instagram

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Além da contribuição do clube, a página do Athletico publica videos mostrando a rotina dos funcionários e atletas do clube em casa. Um exemplo é o caso do zagueiro Lucas Halter, que está treinando em casa:

Foto: Reprodução/ Instagram

 

PUBLICIDADE

Do futebol à Fórmula 1: atletas fazem disputas nos games durante Coronavírus

Better Collective