PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Aproveitamento de Odair Hellmann é o melhor do Fluminense na década

Aproveitamento de Odair Hellmann é o melhor do Fluminense na década

Por Victor Lessa (Rádios Globo e CBN) em 21/03/2020 06:00 - Atualizado há 5 anos

LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.

Time tricolor chegou a 71,1% e entrou para quarentena como o 4° melhor entre as equipes da Série A do Brasileirão. Eliminação precoce na Sul-Americana, no entanto, pesa contra o treinador

O técnico Odair Hellmann vem sofrendo muitas críticas da torcida nas redes sociais, de uma forma geral, mas a verdade é que o trabalho do treinador, em termos de números, está entre os melhores do futebol brasileiro até aqui. Até o clássico contra o Vasco, último jogo antes da paralisação por conta do coronavírus, o Fluminense chegou aos 71,1% de aproveitamento. Em 15 jogos, são dez vitórias, dois empates e três derrotas. São os melhores números desde o ano 2000, analisando os 15 primeiros confrontos da temporada.

Neste período, o Fluminense teve sete treinadores, o que é até pouco, se comparado a média nacional. Foram eles Muricy Ramalho, em 2011, Valdir Espinosa (2001 e 2004), Renato Gaúcho (2003, 2008 e 2014) e Abel Braga (2005, 2012, 2013, 2017 e 2018). Como muita gente não considera o Campeonato Carioca parâmetro de comparação, é importante ressaltar que todos os treinadores disputaram o estadual. Uns, naturalmente, até por terem em mãos um elenco muito mais forte, tiveram melhores resultados. Caso do tricampeonato brasileiro conquistado com Muricy, em 2010, e o vice-campeonato da Libertadores, em 2008, com Renato Gaúcho.

Melhores que Odair desde 2000, são apenas três: Cuca (2010) lidera o ranking com 75,5% de aproveitamento. Foram 10 vitórias, quatro empates e uma derrota. Depois vem Renato Gaúcho (2008) com desempenho igual:10 vitórias, quatro empates e uma derrota. Na terceira posição, fechando o pódio, Abel braga (2017), com 73,3% de aproveitamento, sendo 10 vitórias, três empates e duas derrotas.

Mesmo assim, as atuações da equipe não vêm agradando aos torcedores. Inevitavelmente, a eliminação na primeira fase da Copa-Sul-Americana fez com que houvesse uma paciência menor com o treinador. No entanto, recentemente, em entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt afirmou que não existe a menor possibilidade de Odair Hellmann ser demitido do cargo, mesmo que a equipe seja eliminada na Copa do Brasil. Lembrando que, antes da paralisação do futebol devido a pandemia do coronavírus, o Fluminense perdeu o jogo de ida (terceira fase) para o Figueirense, em Santa Catarina. No histórico, o treinador tem bons resultados. Tirou o Internacional da Série B, em 2017, e levou o colorado para a Libertadores, em 2018. Ano passado, acabou eliminado pelo Flamengo nas quartas de final da competição.

LEIA MAIS

Há 102 anos, pandemia matou jogador do Fluminense e interrompeu a construção das Laranjeiras

Artilheiro do Fluminense na temporada, Nenê supera média de gols de Conca e Thiago Neves

Exit mobile version