Após cancelamento de etapa, brasileiro do karatê garante vaga para Tóquio
Brasileiro Vinícius Figueira garantiu a classificação para as Olimpíadas, após etapa de Madrid ser cancelada
A etapa classificatória de Madrid, no karatê, foi cancelada, de acordo com a Federação Espanhola de Karatê, em comunicado à Federação Internacional. Assim, para definir a classificação olímpica, foi mantido o ranking atual e com isso, o brasileiro Vinicius Figueira carimbou a vaga dele para Tóquio, na categoria até 67 kg.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Com apenas uma vaga em disputa, o brasileiro brigava com o egípcio Ali Elsawy. Vinicius tinha uma vantagem de 360 pontos no ranking, e a última etapa para seria em Rabat, no Marrocos, em Março. Mas esta também foi cancelada devido ao coronavírus. Já a etapa de Madrid, que aconteceria entre 17 e 19 de abril, também foi cancelada, de forma que o atual ranking definiu as vagas olímpicas.
Vinícius comemorou na Turqui, onde se preparava para as próximas etapas. O carateca conquistou a vaga pelo ranking, a forma mais difícil de ir para Tóquio. Apenas quatro atletas do mundo por categoria olímpica foram por esse meio. Os demais vão disputar o pré-olímpico mundial ou conseguir uma vaga vaga continental.
Esses resultados deixam Vinicius como um dos favoritos a conquistar uma medalha em Tóquio. Um dos fatores principais é que nos Jogos, só 10 atletas por peso competirão, e quatro levarão medalhas. O carateca brasileiro ainda tem a favor várias medalhas no ciclo olímpico e o vice-campeonato mundial no currículo.
LEIA MAIS:
LUTADOR BRASILEIRO DAMIAN MAIA AFIRMA QUE APOSENTADORIA ESTÁ PRÓXIMA