Home Futebol 8 jogadores africanos que superaram barreiras e brilharam no futebol mundial

8 jogadores africanos que superaram barreiras e brilharam no futebol mundial

Continente africano entregou craques históricos para o mundo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Continente africano entregou craques históricos para o mundo

O dia 10 de março marca o aniversário daquele que é, para muitos, o maior jogador africano de todos os tempos. Aposentado, Samuel Eto’o completa 39 anos e motiva uma lista com os 8 maiores expoentes do futebol do continente para o mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Samuel Eto’o – Camarões
O atacante foi um dos maiores papa-títulos do século e se tornou ídolo de duas grandes torcidas do futebol mundial: Barcelona e Inter de Milão.

Clubes: KSA (Camarões), Real Madrid, Leganés, Espanyol, Mallorca, Barcelona, Inter de Milão, Anzhi (RUS), Everton, Sampdoria, Antalyaspor (TUR), Konyaspor (TUR), Qatar SC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Títulos: 1 Mundial de Clubes, 4 Liga dos Campeões, 3 La Liga, 2 Copa do Rei, 2 Supercopa da Espanha, 1 Serie A, 1 Copa da Itália, 1 Supercopa da Itália, 2 Copa Africana de Nações, 1 Jogos Olímpicos

Roger Milla – Camarões
O ex-atacante ficou muito conhecido por ser o jogador mais velho a marcar em uma Copa do Mundo, mas é também símbolo para Camarões e tratado como ídolo em todo o país, especialmente por ser um dos primeiros a ter sucesso na Europa.

Clubes: Leopards Douala (CAM), Tonnerre Yaoundé (CAM), Valenciennes, Monaco, Bastia, Saint-Étienne, Montpellier, Pelita Jaya (IDN), Bali United (IDN)

PUBLICIDADE

Títulos: 2 Copa da França, 2 Copa das Nações Africanas

PUBLICIDADE

Didier Drogba – Costa do Marfim
O jogador marfinense é um dos maiores ídolos da história de um dos clubes mais importantes da Inglaterra, o que o coloca como ídolo do continente. Foi o herói da conquista da Liga dos Campeões de 2012.

Clubes: Le Mans, Guingamp, Olympique de Marselha, Chelsea, Shangai Shenhua, Galatasaray, Impact Montreal, Phoenix Rising

Títulos: 1 Liga dos Campeões, 4 Premier League, 4 Copa da Inglaterra, 3 Copa da Liga Inglesa, 2 Supercopa da Inglaterra, 1 Campeonato Turco, 1 Copa da Turquia, 1 Supercopa da Turquia

Yaya Touré – Costa do Marfim
O volante foi multicampeão na Espanha e na Inglaterra e foi símbolo, ao lado de Aguero, de uma nova fase na história do Manchester City.

PUBLICIDADE

Clubes: ASEC Mimosas (CMA), Beveren (BEL), Metalurg Donetsk (UCR), Olympiacos, Monaco, Barcelona, Manchester City, Olympiacos, Qingdao Huanghai (CHN)

Títulos: 1 Mundial de Clubes, 1 Liga dos Campeões, 1 Supercopa da Europa, 2 La Liga, 1 Copa do Rei, 1 Supercopa da Espanha, 3 Premier League, 1 Copa da Inglaterra, 3 Copa da Liga Inglesa, 1 Supercopa da Inglaterra, 1 Campeonato Chinês, 1 Campeonato Grego, 1 Copa da Grécia

George Weah – Libéria
Único da lista a ter recebido o prêmio de Melhor do Mundo pela FIFA, Weah é muito ídolo no Milan e tão ídolo na Libéria que deixou o futebol e foi eleito o atual presidente do país.

Clubes: Mighty Barrolle (LIB), Invincible Eleven (LIB), Africa Sports (CMA), Tonnerre Yaoundé (CAM), Monaco, PSG, Milan, Chelsea, Manchester City, Olympique de Marselha, Al Jazira (EAU)

PUBLICIDADE

Títulos: 1 Ligue 1, 3 Copa da França, 1 Copa da Liga Francesa, 2 Copa da Inglaterra, 2 Serie A

Abedi Pelé – Gana
Para muitos é um dos africanos mais habilidosos de todos os tempos e tratado como ‘showman’ do futebol. É tratado em Gana assim como Roger Milla em Camarões, um desbravador da Europa.

Clubes: Tamale United (GAN), Al Sadd (QAT), Zurique (SUI), Dragons (BEN), Chamois Niortais (FRA), Mulhouse (FRA), Olympique de Marselha, Lille, Lyon, Torino, Munique 1860, Al Ain (EAU)

Títulos: 1 Liga dos Campeões, 3 Ligue 1, 1 Copa da França, 1 Copa Africana de Nações

PUBLICIDADE

Nwankwo Kanu
O gigante nigeriano é diferente em relação aos outros da lista, especialmente por ser muito alto e um centroavante nato, mas a habilidade é semelhante. Atuou em gigantes da Europa e conquistou o mundo ao brilhar nos Jogos Olímpicos de 1996, quando a Nigéria levou o ouro.

Clubes: Heartland (NIG), Ajax, Inter de Milão, Arsenal, West Brom, Porsmouth

Títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Liga Europa, 1 Supercopa da Europa, 3 Eredivise, 2 Premier League, 3 Supercopa da Inglaterra, 3 Copa da Inglaterra

Jay-Jay Okocha
É mais um ‘showman’ na lista, mas que conseguiu um brilho que poucos conseguiram: brilhar em um clube pequeno da Premier League. Foi o grande jogador do Bolton por alguns anos.

PUBLICIDADE

Clubes: Enugu Rangers (NIG), Borussia Neunkirchen (ALE), Eintracht Frankfurt, Fenerbahçe, PSG, Bolton, Qatar SC, Hull City

Títulos: 1 Copa Intertoto, 1 Copa Africana de Nações, 1 Copa dos Campeões da França

Leia mais:
Gabigol, Neymar e mais: 5 boleiros que são fãs de reality shows

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial