Home Games 7 brincadeiras para matar a saudade do futebol durante a quarentena

7 brincadeiras para matar a saudade do futebol durante a quarentena

O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e em tempos de quarentena o Torcedores.com dá dicas de modalidades que podem ser praticadas sem sair de casa

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e em tempos de quarentena o Torcedores.com dá dicas de modalidades que podem ser praticadas sem sair de casa

Nota do editor: sabemos que muitas das brincadeiras aqui listadas têm nomes e regras diferentes em cada região do país. Por isso, pedimos ao amigo leitor que nos ajude a deixar a lista ainda mais legal com as suas observações nos comentários da página. Vale falar das regras, dos nomes e até falar de outros jogos que certamente ficaram faltando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? clique aqui e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), muitos brasileiros já entraram em quarentena. Além da impossibilidade de sair, nem mesmo os campeonatos de futebol no mundo estão ocorrendo, deixando muitos fãs de esporte com saudades. Pensando em ajudá-los a tirar da monotonia, indicamos algumas modalidades que podem ser praticadas dentro de casa:

1. Bobinho

Mais clássico dos jogos de bola, é uma brincadeira em que todos os participantes ficam em roda e tocam a bola entre si. O bobinho fica no centro tentando interceptar os passes. Caso consiga pegar a bola, o autor do passe errado vira o novo bobinho. Em alguns lugares, existe a regra em que obriga o bobo a ficar mais uma rodada caso tome uma caneta ou chapéu.

Obs: a brincadeira pode ser praticada a partir de três pessoas.

PUBLICIDADE

2. Gol a gol

Talvez não tão jogado na rua, pois exige duas traves, também é sempre jogado em quadras de “cimentão” de praças, e agora, ela pode ser adaptada para a praticada em quintais, jardins e até mesmo garagens. Nesta modalidade, o jogador é, ao mesmo tempo, o goleiro e o atacante, arriscando tiros ao gol adversário e defendendo a sua meta. Há também uma variação em que não é permitida a defesa com as mãos. Ah, e se acertar a trave, é pênalti!

PUBLICIDADE

Obs: a brincadeira pode ser praticada por duas pessoas.

3. Linha

Brincadeira jogada entre três participantes que já começa com quem for mais esperto e gritar “linha” primeiro. Quem gritar por último fica como goleiro. Os jogadores devem tocar a bola entre si fora da área, sendo que o terceiro toque deve ser um tiro para o gol. Se o goleiro defender e der rebote, os jogadores de linha podem tocar livremente para chegar ao gol. Porém, se o goleiro conseguir interceptar o passe e pegar a bola com as mãos dentro da área, elimina o último que tocou com os pés.

4. Três dentro, três fora (ou melê)

É uma variação da linha, com dois jogadores contra o goleiro, mas as regras são bem mais complicadas. Se o goleiro conseguir três pontos antes dos jogadores de linha, ele ganha o jogo e o direito de sair do gol. Só vale chutar de fora da área e com a bola no ar, sendo que o gol vale um ponto. Dentro da área, o jogador só pode finalizar de cabeça, mas se o goleiro agarrar a bola, o ponto é dele. Bola para fora é ponto do goleiro. E não vale dominar, tem que chutar direto.

Se não há espaço para a prática de brincadeiras com bolas, fique calmo, temos mais três sugestões:

PUBLICIDADE

5. Dedobol

O Dedobol é um jogo no qual, em uma tábua de madeira, que retrata um campo de futebol, há pinos ou pregos que retratam os onze jogadores de futebol (contando com o goleiro) em cada metade do campo. A bola às vezes é retratada como uma moeda metálica, bola de gude ou um pedaço de papel. Para movê-la e fazer com que o jogo aconteça, os participantes utilizam-se dos dedos através de petelecos. O objetivo é marcar o maior número de gols possíveis.

6. Futebol de botão

Assim como no futebol tradicional, ganha quem marcar mais gols e manter a posse de bola durante mais tempo. As partidas duram 20 minutos e são divididas em 2 fases de 10 minutos cada. Entre cada fase, também há um intervalo de 10 minutos. O jogo acontece em uma mesa de futebol de botão e a disputa acontece em torno de uma bolinha de plástico ou feltro. As peças de acrílico que representam os jogadores são movimentadas pelos botonistas com uma paletinha.

O jogo de botão pode parecer simples, mas envolve técnica e tática. Ou seja, assim como no futebol tradicional, para ser considerado um bom botonista, é preciso ter qualidades motoras, como precisão, força e, também, estratégicas para criar formações e jogadas eficientes.

7. Videogame

Antes que comece a guerra entre FIFA e PES, nos isentamos e deixamos essa escolha para o leitor. O futebol nos games não deve em nada as outras modalidades acima citadas. Na verdade, para os que acompanham o futebol no mundo, o futebol é  uma boa fonte de conhecimento sobre as ligas, elencos e até mesmo expressão das equipes

PUBLICIDADE

Aos fãs de FIFA: a dica é fazer um modo carreira ou com um time de pequena expressão para subir divisão ou com o clube de coração.

Já aos fãs de PES: a dica é também fazer um modo carreira, chamado Master Liga. A diferença aqui é: há clubes brasileiros, o que pode fazer total diferença na escolha de um título ou outro.

E aí, lembram de mais alguma brincadeira? Tinha regras ou nomes diferentes na sua região? Conte para gente nos comentários!

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

PES 2020: Uniformes e times do Campeonato Brasileiro são atualizados

FIFA 20: Quais são os jogadores de maior overall no game

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial