Duas curvas do circuito foram remodeladas para aumentar as chances de ultrapassagens no traçado neerlandês
O Grande Prêmio da Holanda está de volta ao calendário da Fórmula 1. O país, animado com o sucesso de Max Verstappen, irá sediar a sua primeira prova na categoria desde 1985, no dia 3 de maio. Só que para concretizar a realização da corrida, a organização do GP resolveu fazer algumas alterações no traçado do circuito de Zandvoort, visando aumentar as chances de ultrapassagens durante o evento.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Além do novo asfalto e melhorias na segurança das barreira de pneus e guard rails, Zandvoort também recebeu inclinações nas curvas 4 e 15. A curva 4 terá um banking de 19º, enquanto a última curva do traçado neerlandês terá 18º. Ambas inclinações são as maiores vistas na Fórmula 1, quebrando inclusive o recorde de Indianápolis, que abrigou a Fórmula 1 de 2000 a 2007.
Créditos: F1/Divulgação#F1 pic.twitter.com/NYm4WS0WN5
— Yuri Bascopé (@yuribascope11) February 27, 2020
“Fizemos algo que pensamos ser formidável para pilotar, não há nada igual em qualquer outra pista”, disse Jarno Zaffelli, fundador da Dromo Circuit Design, responsável pela reforma em Zandvoort.
“A curva 14 é bastante ampla e aberta, [para fazer] totalmente na aceleração, enquanto a transição entre as curvas dois e três tem muita elevação e mudanças na angulação. Todo o seu horizonte está mudando, a percepção evolui e você se sente apertado. É como estar num sacarrolhas dependendo da parte do traçado em que você está”, encerrou.
Piloto da casa, Max Verstappen espera que as inclinações auxiliem os pilotos na hora de realizar uma ultrapassagem.
“A última curva era de velocidade mesmo sem a inclinação, mas espero que a inclinação nos permita abrir a asa móvel um pouco antes. O restante da pista está igual, então ainda é como costumava ser antigamente. E já era bem agradável de guiar”, disse ele, em entrevista ao site Motorsport.com.
Leia mais:
Governo australiano confirma realização de GP da Fórmula 1 apesar de surto de coronavírus
Robert Kubica surpreende nos testes e lidera em atividades de Barcelona