WWE, jogo mais rápido e liga ‘ressucitada’; conheça mais sobre a XFL
Liga administrada pelo chefão da WWE começará nesta semana, com mais uma alternativa para o fã da NFL não ficar sem futebol americano
Os fãs de futebol americano que já sentem saudades da NFL após o Super Bowl não terão tanto tempo para ficar sem a bola oval. A partir deste sábado (8), começa a XFL (Xtreme Football League), uma ‘nova velha’ liga do esporte que será disputada na ‘folga’ dos astros da NFL.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A XFL traz diversas novidades para o futebol americano e uma ligação até mesmo com a luta-livre profissional. E é isso que contaremos agora para quem quiser saber desta nova liga para não deixar os admiradores da NFL com saudade.
A liga que ‘ressuscitou’
Por incrível que pareça, já existiu uma mesma liga com o nome em 2001. Organizada por Vince McMahon, chefão da WWE (World Wrestling Entertainment), a liga foi disputada por apenas uma temporada, sem grande sucesso. A audiência das partidas era fraca, a qualidade dos jogos idem e muitas das táticas promocionais típicas do pro wrestling foram rejeitadas pelo público.
Agora, McMahon ‘ressuscitou’ a XFL para 2020, agora tentando fazer a liga um pouco mais como uma versão mais ‘séria’, sem conexões com o mundo da luta livre profissional. E criar uma alternativa clara ao poderio da NFL.
Regras para alterar o jogo
A nova versão da XFL promete agitar o mundo do futebol americano propondo novas regras para agilizar o esporte e trazer novos fãs. Uma das novidades é que dois passes para frente possam ser tentados na mesma jogada (na NFL é apenas um), desde que o primeiro passe não tenha cruzado a linha de scrimmage.
Outras alterações visam deixar o jogo mais rápido, como um relógio contínuo (isto é, sem que o relógio seja interrompido após jogadas) até o two-minute warning e demais alterações para que a partida tenha, segundo as intenções da liga, duas horas de duração em média, reduzindo o tempo relativo de jogos do futebol americano.
Outra mudança é tornar a prorrogação uma autêntica ‘disputa de touchdowns’. Assim como nas cobranças de pênalti, haverá uma série de cinco tentativas de se marcar o TD, com cada time tendo a chance de tentar marcar pontos. Se ao final desta série o placar seguir empatado, os times se alternam até um vencer.
E uma alteração bastante diferente será que, após o touchdown, os times poderão escolher dentre três opções para se tentar o ‘ponto extra’, todas com pontuações diferentes, variando de um a três, dependendo da distância em que a jogada será feita da end zone.
Quem vai jogar a XFL?
A temporada 2020 da liga terá oito times: Dallas Renegades, DC Defenders, Tampa Bay Vipers, Los Angeles Wildcats, Seattle Dragons, St. Louis BattleHawks, New York Guardians e Houston Roughnecks. Desta regiões, apenas St. Louis não possui atualmente franquia da NFL. E ainda existirá o ‘Team 9’, que servirá apenas como ‘categoria de base’ para os times da liga.
A XFL começará neste sábado (8) e terminará no dia 26 de abril, com a decisão. A temporada regular terá dez jogos para cada time, sem semana de descanso. Campeão e vice de cada conferência se enfrentam na semifinal e os vencedores deste jogo vão para a decisão.
E o fã brasileiro não vai ficar sem ver a XFL. A ESPN irá transmitir partidas da liga, a começar pelo jogo entre St. Louis Battlehawks e Dallas Renegades, as 19h de domingo (9).
LEIA MAIS
(Crédito da foto: Divulgação/Facebook Oficial XFL)