Ugandês quebra recorde mundial dos 5km em menos de 13 minutos
Joshua Chepteguei é o primeiro humano a completar a prova neste tempo
O domingo foi de recorde mundial no atletismo. O ugandês, Joshua Chepteguei, de 23 se tornou o primeiro atleta a correr 5km em menos de 13 minutos. O feito foi Mônaco, onde o atleta venceu a prova ao ar livre dos 5 mil metros em 12m51s, o que torna em novo recorde mundial.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Esta foi a segunda quebra de recorde na distância só em 2020. No dia 12 de janeiro, Rhonex Kipruto, queniano, teve a marca de 13min18s. A Federação Internacional de Atletismo, no entanto, ainda tem que homologar os resultados das duas provas.
Cheptegei liderou a pronta do iníco ao fim. Ele manteve uma manteve a primeira média de velocidade, sendo que no primeiro quilômetro, ele realizou em 2min31s. O segundo colocado foi o francês Jimmy Gressier, com tempo de 13min18s. Já o britânico Nick Goolab, ficou em terceiro, com 13min27s. O tempo de Gressier também é recorde, mas europeu.
Em entrevista após a vitória, Cheptegei foi eufórico: “Isso é realmente ótimo. Eu tinha menos de 13 minutos em minha mente hoje, então, quando minhas pernas estavam boas durante a corrida, decidi realmente fazer isso. Tirar muitos segundos desse recorde me deixa muito feliz e é um ótimo primeiro teste nesse início de temporada”, garantiu o novo recordista mundial dos 5 mil metros.
LEIA MAIS: