Tuíte com conotação racista faz Henry Cejudo ser criticado na Web
Jornalista da ESPN americano foi às redes sociais para criticar postura do campeão dos galos em mensagem depreciativa a rival
Jornalista da ESPN americano foi às redes sociais para criticar postura do campeão dos galos em mensagem depreciativa a rival
Desde que conseguiu chegar ao estrelato no UFC, Henry Cejudo tem se dedicado a provocações fortes contra rivais e declarações com tom de polêmica. Mas o autoproclamado ‘Triplo C’ pode ter ido longe demais numa destas provocações.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em mensagem no Twitter, o campeão peso-galo do UFC fez troça de rivais como o americano Aljamain Sterling e o russo Petr Yan. Mas um ‘apelido’ dado por Cejudo a Sterling causou polêmica nas redes sociais.
“Triplo C não está nem aí para o ‘Aljamima Sterling’. Em segundo lugar, quero lutar contra Petr Yan, mas seu inglês tem de melhorar, sua ‘batata comunista’. E, para finalizar, minha luta de preparação, o ‘cabeça de repolho’ José Aldo”, disse o campeão.
Triple C doesn’t even pay attention to Aljamima Sterling Silver @funkmastermma ??♀️secondly, Triple C wants to fight you Petr, but your English needs to get Betr, you ugly communist potato ? And last but not least, my tune-up fight, the cabbage patch head Jose Waldo. @danawhite pic.twitter.com/5bRzspHrwb
— Henry Cejudo (@HenryCejudo) February 17, 2020
O termo ‘Aljamima’ seria referente a uma marca de xarope chamada ‘Aunt Jemima’, que tem uma mulher afro-americana como símbolo. O termo seria usado de forma depreciativa em relação a Sterling, que também é negro. E também faria alusão ao período da escravidão nos EUA.
Karyn Bryant, apresentadora da ESPN americana e uma das principais jornalistas de MMA, criticou Cejudo, apontando a conotação racista de sua provocação a Sterling, mesmo sem enxergar racismo propriamente dito do ‘Triplo C’.
“Campeão (Cejudo), respeito seu talento, e eu aguento essas coisas. Mas se você quer chamar Sterling de ‘Aljamima’ e achar que não é racismo, é sim. Por favor, pare. Raramente me sinto ofendida, mas acho que não é uma boa ideia para ele usar essas palavras. Falei isso porque espero que ele pare. Gosto do Henry e não tenho problema algum com ele. Só acho que ele deveria aprender com isso”, disse Bryant em mensagens no Twitter, já deletadas e recuperadas pelo MMAJunkie.
LEIA MAIS
Henry Cejudo indica luta contra Aldo e provoca rivais: “Mereço o nome”
(Crédito da foto; Divulgação/Facebook Oficial UFC)