Sushi é bom para atletas?
Entre os dias 24 de julho e 09 de agosto, o mundo estará com a atenção total em Tóquio, no Japão, cidade que receberá a 32ª edição dos Jogos Olímpicos. Entre os preparativos para chegar bem à competição está o cuidado com a alimentação. Neste sentido, será que o sushi é bom para atletas?
O sushi é um dos itens mais comuns da culinária japonesa e sucesso entre o público brasileiro. Feito com uma base de salmão cru, rico em ácidos graxos (ômega 3) e com arroz cozido, esta é uma boa opção para quem treina resistência.
Este tipo de alimento fornece carboidrato, gorduras, proteínas e também vitamina D, sendo que esta última é importante para preservar a saúde óssea. Além disso, a gordura saudável do salmão ajuda o coração, enquanto que as proteínas contribuem para o fortalecimento muscular. Ou seja, só benefícios.
Contudo, é necessário ter cuidado com os molhos shoyu, rico em sódio e que pode ser prejudicial à saúde caso seja consumido em excesso.
“Mesmo o molho de soja com baixo teor de sódio pode ser ruim”, revelou Cara Harbstreet, da Street Smart Nutrition, em entrevista ao Runners World.
Os sashimis, pequenos filés de peixes, que podem ser feitos de salmão e atum, também são boas opções para os atletas, já que ajudam a repor o ômega 3 e são boas fontes de proteína animal, ideal para as articulações dos joelhos e quadris.
O ideal é que cada atleta faça um planejamento com o seu nutricionista e já faça essa adaptação desde já, para evitar surpresas indesejáveis já em território japonês.
É bom aproveitar esta conversa com o especialista para avaliar, em cada caso, como que o sushi e uma dieta baseada em carne de peixe pode ser útil para fortalecer a sua musculatura e colaborar para um melhor desempenho esportivo.
Os benefícios desses ingredientes são tantos que a Food and Drug Administration (FDA), organização que cuida da saúde nos Estados Unidos da América (EUA), recomenda o consumo de três porções de peixe por semana. A lista da FDA contempla salmão, atum, camarão e albacora, dentre outros.
Leia também: Olimpíadas de Tóquio, Brasil tem forte influência da cultura japonesa
Mesmo que você seja atleta de fim de semana (amador), vale observar a sua alimentação e fazer substituições no cardápio para opções com gordura boa e evitar pratos muito calóricos.
Observe na sua região e tente encontrar uma boa opção de sushi delivery e adicione este alimento a sua nutrição. Sua saúde agradece!