Supercopa do Brasil: CBF define a arbitragem para Flamengo e Athletico
Retorno do torneio terá a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, bem como novidades no VAR e premiação para as equipes
A esperada partida da Supercopa do Brasil está cada vez mais próxima e já tem sua arbitragem definida. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta terça-feira (11), que Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) conduzirá o confronto que será realizado no próximo domingo (16), às 11 horas, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Wilton terá como assistentes Emerson Augusto de Castilho (SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO), juntamente com Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP), que será o encarregado do VAR. Está será a primeira edição do torneio após um longo hiato, colocando frente a frente os dois campeões nacionais da temporada anterior, neste caso, Flamengo e Athletico Paranaense.
O rubro-negro carioca está presente na final por ser o atual Campeão Brasileiro, tendo uma campanha excelente do inicio ao fim. Da mesma forma o Furacão, que está na decisão por ter sido letal no torneio eliminatório, levando a Copa do Brasil.
Segundo o diretor do torneio, Manoel Flores, os dois times terão uma premiação em dinheiro. O campeão levará como prêmio, além da taça, R$ 5 milhões e o vice R$ 2 milhões.
Novidade no VAR
Pela primeira vez no continente, o arbitro de vídeo não ficará em dentro de uma cabine ou sala no estádio da partida. Agora, os responsáveis estarão na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acompanhando o jogo.
Este modelo, se bem sucedido, deverá ser utilizado no Campeonato Brasileiro deste ano.
Retrospecto de Wilton Pereiras com as equipes
O árbitro da grande final já é bem conhecido de ambas as equipes, afinal, vem apitando frequentemente os duelos dos times nos últimos anos. Wilton esteve presente em algumas ocasiões no ano extraordinário do Flamengo, como por exemplo no clássico entre o Rubro-negro com Vasco da Gama.
Por outro lado, ainda na temporada passada, comandou os trabalhos do jogo decisivo contra o próprio Furacão, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, competição da qual o time de Jorge Jesus foi eliminado pelos paranaenses, nos pênaltis.
Posteriormente, Wilton voltou a apitar um duelo do clube paranaense. Assim, além das quartas da competição nacional, o árbitro conduziu a final da mesma edição do torneio, na qual os paranaenses foram campeões após derrotarem o Internacional por 2 a 1, em pleno Beira-Rio.
LEIA MAIS:
“Brasileirão bate pau a pau com a Champions”, afirma Luxemburgo