NFL: quando começa a temporada 2020?
Free agency, Draft, pré-temporada…saiba tudo o que acontece antes do jogo inaugural
Free agency, Draft, pré-temporada…saiba tudo o que acontece antes do jogo inaugural
Em virada épica, o Kansas City Chiefs venceu o San Francisco 49ers na noite deste domingo (2) e sagrou-se campeão do Super Bowl LIV, partida essa que marcou o fim da temporada 2019-20 da NFL.
Em virtude de ser uma modalidade muito desgastante, a liga de futebol americano dos Estados Unidos tem as “férias” mais longas de todos os esportes americanos, mas isso não siginifica que as coisas por lá param completamente.
O primeiro compromisso dos executivos das franquias é o Combine, um evento que será realizado entre o final de fevereiro e início de março no qual ex-atletas universitários demonstram suas habilidades físicas e técnicas para melhorarem sua “reputação” para o Draft. A famosa seleção dos jogadores vindos do college football vai acontecer entre os dias 23 e 25 de abril.
Entre o Combine e o Draft, mais especificamente a partir do dia 18 de março, começa a free agency, que corresponde ao período de contratações dos veteranos que estão aptos a assinarem novos contratos.
Os novatos têm o contato inicial, os chamados rookie minicamps, com os times que o escolheram no começo de maio. Os mais experientes só se apresentam algumas semanas depois, mas apenas para alguns treinos leves (Organized Team Activity, ou OTA). Os primeiros exercícios com tackle e equipamento completo só ocorrem em meados de julho.
O primeiro jogo da pré-temporada, o Hall of Fame Game, disputado em Canton (Ohio), será no dia 6 de agosto. Os adversários ainda não foram escolhidos. O evento, como o próprio nome diz, também serve para homenagear ex-atletas que tiveram a honra de serem indicados para o hall da fama da entidade.
A NFL disponibiliza o calendário completo da offseason aqui.
Mas afinal, quando começa de fato?
A data para a volta da temporada regular já está estabelecia: 10 de setembro. Agora só resta saber quais serão os participantes do confronto tão aguardado por meses. O anúncio será feito na segunda quinzena de abril.
Desde 2004, é tradição na NFL que o vencedor do Super Bowl faça a primeira partida do ano em casa. Isso só não aconteceu em duas ocasiões. Em 2013, o Baltimore Ravens teve que jogar contra o Denver Broncos em Colorado por conta de um conflito de datas com o Baltimore Orioles, da MLB. Em 2019, em comemoração a sua centésima edição, a liga decidiu “começar os trabalhos” com o grande clássico entre Green Bay Packers e Chicago Bears.
E parece que Kansas City irá enfrentar o mesmo problema da franquia de Baltimore, já que os Royals receberão o Oakland Athletics no Kauffman Stadium, que faz parte do complexo esportivo também composto pelo Arrowhead Stadium, lar dos Chiefs. Se as duas ligas chegarem a um consenso que não há como remanejar a partida, a equipe de Andy Reid estreará fora de seus domínios. O duelo mais atrativo seria justamente contra os Ravens (os quarterbacks Patrick Mahomes e Lamar Jackson são os últimos dois vencedores do prêmio de MVP).
Caso as grandes ligas optem por priorizar o esporte da bola oval, boas opções não faltam para agradar o público na inauguração da temporada 2020-21. Dentre elas, uma reedição do jogaço da última rodada divisional contra o Houston Texans ou até mesmo da final de conferência retrasada contra o New England Patriots.