Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Esportes Olímpicos Presidente da Federação Francesa de Patinação renuncia em meio ao escândalo de abuso sexual

Presidente da Federação Francesa de Patinação renuncia em meio ao escândalo de abuso sexual

Didier Gailhaguet tinha dito que não renunciaria alegando que não sabia dos casos de abuso. Mas neste sábado (8) mudou de ideia e deixou o cargo

Por Aécio de Paula em 08/02/2020 17:40 - Atualizado há 3 anos

Reprodução: YouTube

Didier Gailhaguet tinha dito que não renunciaria alegando que não sabia dos casos de abuso. Mas neste sábado (8) mudou de ideia e deixou o cargo

Em meio ao escândalo de abuso sexual que se abateu sobre o mundo dos esportes de inverno da França, mais uma notícia surgiu. O presidente da Federação Francesa de Esportes do Gelo (FFSG), Didier Gailhaguet, renunciou ao cargo. No meio de toda a polêmica, ele tinha afirmado que não renunciaria ao seu cargo na entidade. O seu argumento era de que a presidência não sabia dos alegados casos de abuso. Mas nesta sábado (8), ele decidiu deixar o cargo “em nome da pacificação”.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Didier disse que estava saindo com a cabeça erguida. Além disso, ela afirmou que sua saída não estava acontecendo com amargura. Nos últimos dias, várias ex-atletas da patinação artística da França começaram a acusar três técnicos de abusar sexualmente delas quando adolescentes. No grupo de denúncias estão incluídos casos que vão desde os anos 1970 até a década de 1990. Nesta época, Didier já era o presidente da Federação.

Entre as denúncias e a renúncia de Didier, a ministra do esporte da França, Roxana Maracineanu, pediu que o presidente renunciasse ao seu cargo. Sobre isso, ele chegou a dizer que se tratava de uma traição. A denúncia que abriu as portas para todo o caso foi feita pela super campeã Sarah Abitbol. De acordo com a atleta, ela foi estuprada pelo seu então treinador Gilles Beyer quando era adolescente.

Duas outras atletas também acusaram o mesmo treinador depois dessa primeira denúncia. Elas ainda denunciaram a suposta falta de apoio da Federação de Esportes de Inverno do País.

O que disse Didier

Gailhaguet disse que estava saindo sem nenhum ressentimento, mas não demonstrou qualquer tipo de culpa. “Por necessidade de apaziguamento, tomei a sábia decisão de renunciar ao meu cargo de presidente da federação”, disse ele. Didier está no cargo desde 1998. Mas vale lembrar que ele ficou de fora da presidência entre os anos de 2004 e 2007.

Seja como for, o cargo da presidência será assumido de maneira provisória por Maryvonne Del Torchio, que atualmente é quem comanda o conselho da federação.

LEIA MAIS

Presidente da federação de futebol da Guiné-Bissau é alvo de investigação

 

Exit mobile version