Competição vai acontecer na Índia. Entidades responsáveis pelo esporte garantem que o surto do coronavírus da China não vai atrapalhar calendário
O pré-olímpico de basquete 3×3 não será cancelado mesmo diante do surto do coronavírus. É o primeiro dos grandes eventos pré-olímpicos marcados para acontecer na Ásia que não foi cancelado ou adiado. A informação de que o evento continuará sendo realizado na Índia foi dada por membros da FIBA.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O gerente de eventos da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Ignacio Soriano, disse que o evento está de pé. Além disso, ele afirmou que jogadores, torcedores e jornalistas devem ficar tranquilos em relação ao surto da doença. Essa informação vai de encontro com tantas outras de modalidades que tiveram seus torneios qualificatórios adiados.
O pré-olímpico de basquete 3×3 vai acontecer na cidade de Bengaluru, na Índia, entre os dias 18 e 22 de março. Ou seja, os organizadores estão confiantes de que, até lá, o evento já não seja mais tão atrapalhada pelo surto. Acontece que parte dos especialistas acreditam que a doença vai perder força nas próximas semanas.
O que diz a FIBA
“Não podemos planejar algo quando não sabemos o que vai acontecer amanhã e no próximo mês ou nos próximos meses. Então, por enquanto, a primeira reação é manter o torneio de qualificação olímpica na Índia como está”, disse Soriano.
No torneio, vinte equipes vão disputar vagas olímpicas. Serão realizadas as eliminatórias dos naipes masculino e feminino. O evento é organizado pela FIBA. Será a primeira vez que esse torneio será realizado. Isso porque Tóquio receberá a estreia do basquete 3×3 em uma edição olímpica. O Brasil participará do torneio pré-olímpico. Mas a equipe não entra como uma das favoritas. Dessa forma, terá que surpreender caso queira ficar com uma das vagas.
Em Tóquio, o basquete 3×3 será realizado entre os 25 e 29 de julho.
LEIA MAIS
Coronavírus atrapalha classificação de judocas chineses para as Olimpíadas