O tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008), a Libertadores e o Mundial (ambos em 2005) são os últimos grandes títulos conquistados pelo São Paulo. Mas, a taça que o Tricolor levantou mais recentemente foi a Copa Sul-Americana de 2012. Oito anos depois, o técnico Ney Franco guarda aquela campanha no coração com muito orgulho, como contou em entrevista ao DAZN.
DAZN agora custa menos de R$1,00 por dia e o primeiro mês é grátis! Assine já!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
“Profissionalmente foi um ano muito positivo para mim. Até o meio do ano eu trabalhei na Seleção Brasileira sub-20. No ano anterior, em 2011, a gente tinha sido campeão sul-americano e mundial com Neymar, Lucas, Dudu, que hoje está no Palmeiras, Oscar, Casemiro, Danilo, Alex Sandro, Philippe Coutinho… Então, foi um ano muito bem feito na Seleção. Depois, em 2012, eu peguei o São Paulo dentro de um Campeonato Brasileiro no qual a equipe não estava bem. Quando eu peguei, a equipe estava na 12ª colocação e a gente fechou em quarto lugar. Colocamos, pelo Brasileiro também, o São Paulo na Libertadores do ano seguinte. Quando eu falo ‘também’ é que fizemos uma baita campanha na Sul-Americana e conseguimos o título internacional, que comemoramos muito. Para qualquer profissional, ter esse título no currículo, principalmente representando uma escola, um clube como o São Paulo, ele te valoriza muito no mercado”, recordou o treinador que comandou a equipe do Morumbi naquela temporada e atualmente dirige o Goiás.
Depois de passar por Bahia, LDU de Loja, Universidad de Chile e Universidad Católica, o São Paulo enfrentou o Tigre na final. Na Argentina, empate sem gol. Já com a bola rolando no Morumbi, os brasileiros venceram por 2 a 0, em partida que ficou marcada por uma confusão e acabou sendo encerrada sem ter todos os minutos jogados.
Veja também:
Contratação de Willian José é tratada como prioridade no Barcelona, diz jornal