Estreia do Palmeiras no Allianz Parque com gramado sintético acontece no próximo domingo (16), contra o Mirassol
Meu diabo…
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Não sou gramólogo. Mas elenco o que é um acerto na escolha do Palmeiras e Allianz Parque. Minha lista de pontos Palmeiras (positivos) e de pontos rivais (negativos) do gramado artificial no Allianz Parque (ideia que eu defendo desde 2011).
- Tecnológica e tecnicamente é o que melhor se pode fazer para administrar e equilibrar jogos e eventos que pagam as contas da arena multiuso que o clube “ganhou” da WTorre.
- Jamais o Gol Norte teria uma grama natural próxima de 80% de qualidade com a iluminação do Sol prejudicada pela estrutura necessária para shows, planejada desde o projeto inicial.
- Jamais o gramado seria bom o suficiente pelo uso e pelo grande número de eventos que são necessários para a manutenção do projetado.
- Dá pra ter bola rolando depois de duas horas dependendo do show realizado. Partidas que antes seriam em outros locais podem ser disputadas. Mais eventos podem ser realizados sem prejuízo técnico.
- Os espetáculos realizados com o uso do gramado continuarão sendo protegidos pela cobertura específica. Mas sem mais prejudicar o piso.
- O novo gramado do Allianz Parque não precisará ser trocado em um prazo entre 10 e 15 anos.
- Para não ter condição de jogo precisa cair mais do que um dilúvio bíblico para o gramado encharcar e ficar impraticável. A bola vai rolar melhor com qualquer tipo de chuva.
- Com o tempo a equipe vai ter um ganho esportivo em casa contra os rivais.
- Com o tempo os gramados similares serão cada vez mais naturais em outros estádios. Mesmo artificiais.
- Jogo fica mais veloz e favorece equipes mais técnicas.
- Risco diminuído de lesões por piso irregular.
- Em quase dois anos o investimento feito se paga.
- Economia de manutenção é de quase 75%.
- Fifa inspeciona o gramado a cada ano. Piso acabado sendo melhor certificado e preparado que mais de 80% dos gramados naturais brasileiros.
- Por não ter fibras de coco, suja menos o uniforme dos atletas.
- Palmeiras poderá jogar mais vezes no Allianz Parque. Partidas tecnicamente melhores. Clube também vai ganhar mais dinheiro com mais eventos no estádio, sem que o time seja obrigado a deixar (na maioria das vezes) a Arena. Gastos menores com manutenção.
LEIA MAIS:
Mauro Beting conta como Dudu virou ídolo em 300 jogos