Lenda do tênis, Margaret Court diz sofrer preconceito por “ser contra a homossexualidade”
Australiana marcou seu nome na história do tênis mundial. Mas costuma receber poucas homenagens por suas opiniões preconceituosas
Quando a Federação de Tênis da Austrália homenageou a ex- tenista Margaret Court dias atrás no Open da Austrália, todo mundo prendeu o fôlego. O motivo é simples: a ex-atleta costuma ter opiniões, no mínimo, polêmicas em diversas questões. Em discursos, Court já disse que é contra a união entre casais do mesmo sexo. Em outro momento, ela chegou a dizer que transexuais são pessoas problemáticas e que não deveriam entrar no mundo do esporte. Ela também disse que “a homossexualidade é uma prática abominável”.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Por isso, na homenagem feita para Court, a Federação decidiu tomar uma medida drástica. Ela foi homenageada, mas não pôde falar. Court foi convidada para participar das comemorações de aniversário do seu título histórico no Grand Slam de 1970. Vale lembrar aliás que Court é a recordista no número de títulos da competição. A australiana conquistou 24 campeonatos de Grand Slams.
A Federação australiana fez a homenagem, mas deixou claro que não concordava com o que chamou de “visões pessoais” da atleta. Como a homenagem foi feita e ela foi impedida de falar, Margaret se queixou da Federação. Ela afirmou que está sendo vítima de “descriminação” por causa das suas opiniões pessoais.
“Do lado do tênis, eles apontaram o dedo para mim e tentaram discriminar tudo o que fiz e acho isso muito triste”, disse a atleta de 77 anos. “Eu acho que eles pensam que porque eu sou uma pregadora, eles pensaram que eu iria pregar o evangelho”, disse Court.
A Federação já respondeu as críticas dizendo que foi transparente desde o começo. De acordo com a entidade, os organizadores teriam informado que Court não faria nenhum discurso. Além disso, eles afirmaram que fizeram “tudo o que foi possível” pela ex-atleta. De acordo com eles, Court e 16 membros de sua família foram para Melborne às custas da entidade.
Margaret Court
Matrgaret Court é considerada por muitos analistas como a maior tenista de todos os tempos. Em 1970, ela se tornou a primeira mulher da era dos Abertos a vencer os quatro torneios do Grand Slam no mesmo ano. Ela ainda é a recordista de títulos com 24 conquistas. Atrás delas está a norte-americana Serena Williams, que tem 23 títulos.