Três jogadores do Corinthians foram expulsos em jogos com arbitragem de Nestor Pitana pela Libertadores
Árbitro argentino apitou três das últimas quatro eliminações do Corinthians na Copa Libertadores, sempre apresentando um cartão vermelho para atletas alvinegros. Ontem, Pedrinho foi expulso ainda na primeira etapa
O Corinthians venceu o Guaraní, do Paraguai, na Arena Corinthians, por 2 a 1 pela partida de volta da segunda fase da Copa Conmebol Libertadores. Mas, por causa do gol marcado fora de casa, o time aurinegro avançou à terceira fase da competição. A eliminação corintiana passou pela expulsão de Pedrinho, aos 29 minutos do primeiro tempo, após dois cartões amarelos aplicados por Nestor Pitana.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
🇧🇷⚽️🇵🇾 Emoção do início ao fim! Os melhores lances da classificação do @ClubGuarani, que perdeu por 2-1 do @Corinthians mas segue na #Libertadores!@FTBLSantander pic.twitter.com/RwBkDQ1UtY
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 13, 2020
O árbitro argentino foi criticado não só por apresentar o cartão vermelho para o camisa 10 do Corinthians. Mas também por ter marcado uma falta inexistente em Aldo Bobadilla. O lance, aliás, foi a origem do gol marcado por Fernando Fernández, que acabaria por eliminar a equipe da competição.
Pitana comandou cinco jogos do Corinthians na história da Libertadores. E em três deles aplicou um cartão vermelho para atletas do clube, todos os duelos que, inclusive, terminaram em eliminação alvinegra.
Expulsões em mata-matas alvinegros
Nas oitavas de final da Libertadores em 2016, Néstor Pitana foi o árbitro do jogo entre Corinthians x Nacional, do Uruguai. Na ocasião, o argentino apresentou cartão vermelho direto a Fágner, depois do lateral ter dado um pontapé no lateral esquerdo Espino. O lance aconteceu aos 45 do segundo tempo.
A partida terminou 2 a 2, na Arena, e eliminou o alvinegro no critério de gols marcados fora de casa, porque a partida em Montevidéu terminou empatada sem gols.
Dois anos adiante, em 2018, o Corinthians enfrentou o Colo-Colo, do Chile, pela mesma fase de oitavas da competição. Danilo Avelar também recebeu vermelho direto, após erguer demais a perna e acertar o defensor Barroso. O alvinegro venceu por 2 a 1, mas caiu também no critério de gol qualificado.
Pitana, além disso, apitou a vitória do Corinthians sobre o Millonários por 2 a 0 na Libertadores de 2013. Apenas Renato Augusto foi advertido com cartão amarelo.
E, em 2016, o argentino também apitou o empate corintiano contra o Independiente Santa Fé por 1 a 1, válido pela fase de grupos da competição. Na partida, no entanto, somente Fágner recebeu cartão amarelo pelo lado alvinegro.
Pitana em jogos do Corinthians na história
Timão 2 x 0 Millonários – Libertadores 2013
Santa Fé 1 x 1 Timão – Libertadores 2016
Timão 2 x 2 Nacional-URU – Libertadores 2016 (Fágner expulso)
Timão 2 x 1 Colo-Colo – Libertadores 2018 (Danilo Avelar expulso)
Timão 2 x 1 Guaraní -Libertadores 2020 (Pedrinho expulso)
LEIA MAIS:
Tiago Nunes defende Pedrinho após expulsão, mas não garante titularidade