Elogiado e contestado, Gabriel Jesus tem trajetória inspiradora no futebol
Confira todas as curiosidades que o Torcedores.com separou sobre o garoto da periferia de São Paulo que hoje balança as redes da Premier League, Gabriel Jesus.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Nome completo
Gabriel Fernando de Jesus.
Idade
Hoje com 22 anos, o jogador nasceu no dia 3 de abril de 1997.
Onde nasceu
Jesus é natural de São Paulo-SP. Com uma infância humilde, o garoto conviveu com sua mãe, Vera Lúcia, e seus três irmãos Emanuele, Felipe e Caíque, no Jardim Peri, bairro da Zona Norte de São Paulo. Jesus teve pouco contato com seu pai, Fernando – de quem herdou o nome do meio, ele viu o pai apenas três vezes antes de sua morte, em 2011.
Juventude
Aos 15 anos, jogando pelo clube amador Anhanguera, foi artilheiro da Copa São Paulo Sub-15, com 29 gols, chamando atenção de clubes brasileiros de expressão. Morador do Jardim Peri, Gabriel, assim como todo garoto, se animava em em época de Copa do Mundo. Em 2o14, no torneio realizado no Brasil, ele se reuniu com os amigos de bairro e pintou as ruas para apoiar a seleção pentacampeã mundial. Nessa época, Gabriel já fazia parte da base do Palmeiras, clube que o revelou.
Salário e valor de mercado
Em janeiro de 2019, Jesus renovou seu vínculo com o Manchester City e viu seu salário aumentar consideravelmente. Antes, ele ganhava cerca de 210 mil libras mensais. Agora, os valores subiram para cerca de 400 mil libras (R$ 1,9 milhão) por mês. Segundo o site Transfermarkt, o seu valor de mercado é avaliado em 70 milhões de euros. O contrato com o clube inglês vai até junho de 2023.
Instagram e Twitter
Jesus é requisitado, além das quatro linhas do campo, também nas redes sociais. Em seu perfil oficial do Instagram ele é seguido por 14,2 milhões de pessoas. No Twitter, ele contém um milhão de seguidores.
Tatuagens
Para muitos, a tatuagem do jogador que mais chama atenção é a que contém o trecho da música “A vida é desafio”, dos Racionais. A tatuagem se encontra no peitoral do atleta. Seguindo o “padrão” dos jogadores de hoje em dia, Jesus tem imagens tatuadas em quase todo o corpo.
Em seu antebraço direito, ele tatuou uma criança com uma bola debaixo dos braços e para completar, ainda colocou o nome do bairro em que cresceu. Além dessas, Jesus tatuou também o rosto de sua mãe e a sua famosa comemoração “Alô Mãe”. Essa última, explicação é que, quando criança, Gabriel Jesus sempre precisava ligar para a mãe, de onde estivesse, para dizer como estava.
Europa
Vestindo a camisa do Manchester City, da Inglaterra, desde janeiro de 2017 ele já assinalou 61 gols em 133 jogos. Para atuar no time inglês, Gabriel recebeu a ligação de Pep Guardiola, que o convidou e manifestou o desejo de contar com o brasileiro nos Citizens.
Seleção Brasileira
Com a camisa canarinho, Jesus já jogou 39 jogos, incluindo Eliminatórias, Copa América, amistosos, Copa do Mundo de 2018 e Olímpiadas de 2016. O jogador de 22 anos já marcou 18 gols, sendo o principal artilheiro da “Era Tite” na seleção brasileira.
Prêmios e títulos
Vestindo a camisa do Palmeiras, o jogador apesar da pouca idade, deixou uma excelente impressão nos torcedores. Ele foi campeão da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão de 2016. Além disso, foi eleito Craque do Brasileirão em 2016.
Pelo Manchester City, Gabriel levantou os títulos da Premier League em 2017/18 e 2018/19, da Copa da Inglaterra na temporada 2018/19, da Supercopa da Inglaterra em 2018 e 2019 e da Copa da Liga de 2017/18 e 2018/19.
Já com a camisa da Seleção Brasileira, Jesus se sagrou Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 2016, realizada no Rio de Janeiro, e campeão da Copa América de 2019, também realizada em solo brasileiro.
Desencontro com Casagrande
Durante a Copa América de 2019, o atacante revelou incômodo com o comentarista de futebol Walter Casagrande, do Grupo Globo. Na ocasião, os dois se encontram no hotel em que a seleção brasileira estava hospedada em Belo Horizonte para a semifinal do torneio, diante da Argentina. Jesus disse que o comentarista teria cobrado o jogador pela falta de gols vestindo a camisa canarinho.
Em seguida, Casagrande respondeu: “Falei pra ele que centroavante é assim mesmo, eu fiquei sem fazer gol um tempão e o gol sempre sai no melhor jogo. O importante foi que ele fez o gol e uma **** jogada no segundo gol”, se referindo a ajuda de Jesus na classificação do Brasil para a final. Após o episódio, o comentarista se desculpou com o jogador e o clima ficou tranquilo.
LEIA MAIS: