Em tempos de Bayern de Munique, Guardiola mudou a forma de se enxergar o goleiro dentro de campo com Manuel Neuer
Pep Guardiola é conhecido no mundo do futebol por sua genialidade e capacidade de se reiventar. Atualmente no Manchester City, o treinador espanhol cogitou usar o goleiro Manuel Neuer como meio-campista em tempos de Bayern de Munique, segundo Karl-Heinz Rummenigge, CEO do clube.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
“O Neuer reinventou a forma de jogar dos goleiros e revolucionou a posição. Ainda hoje me recordo de quando o Guardiola, depois de termos o campeonato ganho, quis jogar com ele no meio-campo. Foi difícil dissuadi-lo desta ideia, muitos teriam o considerado como arrogante. Mas tenho a certeza de que o Manuel não ia decepcionar”, relata Rummenigge.
Neuer mudou a forma de se enxergar a posição de goleiro. Com Guardiola, o alemão começou a atuar com os pés de forma ativa no jogo, além de ser uma espécie de líbero em jogadas que os zagueiros estavam adiantados.
Com diversos títulos dentro do futebol alemão e da Copa do Mundo com a seleção nacional em 2014, Neuer ficou em terceiro na eleição de melhor do mundo daquele ano, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, respectivamente.
Hoje, diversos goleiros atuam dessa forma, com a bola frequentemente nos pés e como líbero em jogadas cruciais. Ederson, do Manchester City de Pep Guardiola, e Alisson, do Liverpool de Jurgen Klopp, são alguns exemplos claros desta nova forma de atuar.
LEIA MAIS:
Neuer defende Coutinho das críticas e cita comprometimento do brasileiro: “Vem trabalhando duro”
Rivais? Mourinho revela “amizade” com Guardiola e relembra passagem pelo Barcelona