Guardiola diz que ‘Messi foi e é o melhor’ e afirma: “Foi uma honra estar com ele”
Juntos, Messi e Guardiola fizeram história no Barcelona e conquistaram todos os títulos possíveis entre 2008 e 2012
Juntos, Messi e Guardiola fizeram história no Barcelona e conquistaram todos os títulos possíveis entre 2008 e 2012
Pep Guardiola e Lionel Messi é uma das melhores combinações jogador-treinador da história do futebol. Eles conquistaram o mundo da bola entre 2008 e 2012, época que o argentino foi quatro vezes Bola de Ouro e o Barcelona conquistou todos os títulos possíveis. Em entrevista ao Telemundo Deportes, o atual técnico do Manchester City voltou a elogiar o camisa 10 e falou sobre sua carreira.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
“Messi foi e é o melhor. Pela continuidade, pela transcendência, por momentos decisivos. Vença partidas por si mesmo. As pessoas pensam que só ensinamos jogadores. No entanto, também aprendemos com eles. Parece que ele (Messi) está desligado, mas nunca está”, entre tantos elogios e admiração por Messi, Guardiola ainda disse que “foi uma honra estar com ele”.
Juntos, conquistaram duas Champions League, três La Ligas, dois Mundiais de Clubes, um deles em cima do Santos de Neymar e Muricy Ramalho, e muitas outras taças nacionais e internacionais. Guardiola falou sobre a trajetória do argentino no Barcelona, desde sua chegada aos 13 anos.
“Ele era uma criança. Aos 13 anos é difícil, mas você acaba se adaptando a tudo. Você não pensa em jogar na Primeira Divisão com essa idade. Você só tem a ilusão de jogar nas categorias de base do FC Barcelona”.
Guardiola começou a treinar o Barcelona em 2008 e logo de cara venceu os seis títulos possíveis em sua temporada de estreia. Ele ressaltou o privilégio que sente ao fazer o que gosta: “Levante-se todas as manhãs, vá para o que deseja fazer e divirta-se. Trabalhar em algo que não gosta deve ser a pior coisa.”
O treinador do City ainda comentou sobre questões táticas e analisou algumas situações de jogo, além de ressaltar como deve ser a preparação da equipe em algumas circustâncias.
“Você pode intuir situações de jogo, mas o ataque é tão aberto, tão amplo, que cada ação é diferente. Nós, como treinadores, tentamos levá-los a tomar a melhor decisão com base no que está acontecendo. Isso permite que o jogador reaja a problemas diferentes, sistemas diferentes, mudanças de jogo diferentes. Até situações climáticas diferentes. E o que eu mais gosto é aquele que toma a decisão certa, dependendo do momento.”
No Manchester City, Guardiola já conquistou duas Premier Leagues e todos campeonatos possíveis dentro da Inglaterra. No atual temporada, no entanto, o time passa por altos e baixos e vê na Champions League uma oportunidade para ter um ano de sucesso, já que a Premier League se tornou praticamente impossível por conta da história campanha do Liverpool de Jurgen Klopp.
LEIA MAIS:
Guardiola alerta para o pós-Messi e relembra saída de Cristiano Ronaldo do Real Madrid