FIA conclui que não há culpados na morte de Anthoine Hubert na Fórmula 2
Federação divulgou uma nota explicando o resultado da investigação. Nem os pilotos, nem os funcionários foram considerados culpados do acidente
Quase seis meses depois do trágico acidente que matou o francês Anthoine Hubert na Fórmula 2, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), deu informações importantes sobre o caso. De acordo com a entidade, não existem culpados no acidente que tirou a vida do piloto em agosto de 2019. A FIA disse ainda que o que ocasionou o acidente foi “uma série de eventos”.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
O grande acidente envolveu vários pilotos. Entre eles estavam o suíço Ralph Boschung, o italiano Giuliano Alesi e o norte-americano Juan Manuel Correa. Este último também ficou ferido, mas ao contrário do francês, ele sobreviveu. Hubert não teve o mesmo desfecho e faleceu com apenas 22 anos de idade. Sua morte comoveu os torcedores franceses e virou o assunto mais comentado do esporte mundial na época.
“A investigação não encontrou evidências de que nenhum piloto tenha falhado em reagir adequadamente em resposta ao sinal da bandeira amarela ou às circunstâncias na pista. A reação dos fiscais e do controle de corrida na implantação de serviços de sinalização e resgate em relação ao acidente foi considerada oportuna e boa”, diz o comunicado.
A investigação
Todo o procedimento de investigação da FIA foi detalhado pela própria entidade de maneira oficial. De acordo com a federação, esta investigação incluiu entrevistas com os envolvidos, inspeção de evidências físicas e análise do material de vídeo disponível. Além disso, a equipe afirmou ter dado importância especial para os mínimos detalhes no dia do acontecimento. Entre esses detalhes estão os tempos de respostas dos responsáveis depois do acidente e a atuação das autoridades médicas.
“Uma cadeia de eventos resultou em uma longa e complexa batida sequencial envolvendo quatro pilotos, que levou a um impacto em “T” em alta velocidade entre os carros de Juan Manuel Correa e Anthoine Hubert. Não houve uma única causa específica, mas diversos fatores que contribuíram com a severidade do acidente foram identificados”, diz um trecho do comunicado da FIA.
LEIA MAIS
Juan Manuel Correa dispara após quase morrer na F2: “Ninguém cuidou de mim”