FIA Fórmula 3 altera regra de inversão de grid e aumenta zona de pontuação para segundas baterias
Novo regulamento visa dar mais oportunidades aos 30 pilotos do grid
Novo regulamento visa dar mais oportunidades aos 30 pilotos do grid
A FIA Fórmula 3 anunciou hoje (25) alterações em seu regulamento desportivo para a temporada 2020. A categoria de base da Fórmula 1 aumentou de oito para dez o número de pilotos que estarão elegíveis a receber pontos nas segundas baterias. Além disso, os dez primeiros colocados da primeira corrida do final de semana serão invertidos para a prova 2, com o décimo largando em primeiro e assim sucessivamente.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Segundo Bruno Michel, chefe das categorias de base da F1, o motivo da alteração é a oficialização de 30 pilotos no grid de 2020.
“Terminar entre os 10 primeiros em um grid de 30 é um grande feito. Sentimos que isso deveria ser premiado nas duas corridas, não só na primeira. Assim, daqui para a frente, esse será o sistema – que dará a mais pilotos a mais oportunidade de pontuar e em terminar o ano com um reflexo melhor do que foi sua temporada”, disse ele.
Confira como ficou a nova distribuição de pontos (do 1º ao 10º):
Primeiras baterias: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1
Segundas baterias: 15-12-10-8-6-5-4-3-2-1
Brasileiros confirmados no certame:
A FIA Fórmula 3 já está com praticamente todas as suas vagas garantidas. O Brasil, por enquanto, terá dois brasileiros no campeonato: Igor Fraga (Charouz Racing System) e Enzo Fittipaldi (HWA Racelab). Ainda restam duas vagas a serem preenchidas na MP Motorsport e uma na Campos Racing.
Leia mais:
Bottas espera negociação “mais sutil e de menos manchetes” com a Mercedes
Ferrari muda estratégia e “esconde o jogo” durante a pré-temporada