Carsten Cramer, diretor de Vendas e Marketing do Borussia Dortmund, afirmou que foco do clube é, apenas, o futebol, e não os eSports
Cada vez mais clubes ao redor do planeta buscam a entrada no mundo dos eSports. Os games invadem cada vez mais o cotidiano de instituições, clubes e jogadores. Há, porém, uma exceção. De acordo com Carsten Cramer, diretor de Vendas e Marketing do Borussia Dortmund, o clube aurinegro não tem planos para adentrar o mundo cibernético.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
No último sábado (08), o Signal Iduna Park, popularmente conhecido como Westfalenstadion, sediou um evento de FIFA. A franquia de jogos eletrônicos de futebol, porém, não foi suficiente para seduzir Carsten Cramer. Não acho que todo novo esporte precise ser oferecido ativamente pelo Borussia Dortmund. Também não temos um departamento de dardos ou basquete. Nos concentramos em nosso negócio principal. Se outros clubes preferem se concentrar nos eSports e negligenciar seus negócios principais, esse não é o caminho do BVB”, disparou, em entrevista à Kicker, principal publicação esportiva da Alemanha.
A preocupação de Carsten Cramer, na realidade, era outra. Não com os fãs ou potenciais profissionais de eSports, mas com quem comanda tais plataformas. “É claro que queremos alcançar as pessoas que administram esses jogos. É por isso que a abordagem autêntica é importante. Com a FIFA e atividades como torneios de fãs que desenvolvemos agora, faz sentido”, afirmou.
Futuro
Embora valorize os games de futebol, o diretor aurinegro, porém, não projeta, sequer, a entrada do Borussia Dortmund na Bundesliga (Campeonato Alemão) virtual. Ao menos não em um futuro recente nos eSports. “Jogos de estratégia como Dota 2 ou League of Legends, você não precisa jogá-los com uma camisa preta e amarela. A reivindicação a ser representada liga virtual não é congruente com a do Borussia Dortmund. Não sei dizer como vamos nos desenvolver nos próximos anos. Se percebermos que as pessoas querem fazê-lo, não o ignoraremos”, finalizou Carsten Cramer.
Outro gigante alemão, o Bayern já tem projetos para entrar no mundo dos eSports.
LEIA MAIS
Hoje no Borussia Dortmund, Witsel relembra como recusou Real Madrid, PSG, Juventus e outros gigantes da Europa
Meio-campista do Borussia Dortmund é muito elogiado após goleada: “Witsel é titular em qualquer time do mundo”
Bayern é muito criticado no Twitter após perder a Supercopa da Alemanha: “Dortmund vai levar tudo na Alemanha nessa temporada”