A história do Derbi Basco tem sido benéfica que apesar da rivalidade, os anos só mostraram como as duas equipes conseguiram evoluir
Neste domingo, 7, acontece a 147ª partida entre Real Sociedad e Athletic Bilbao, que terá como palco a Arena Reale. O clássico que já dura 107 anos é marcado por uma rivalidade que retrata a síntese do futebol: evolução e respeito máximo pelo adversário.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O início de tudo
A histórica rivalidade entre Real Sociedad e Athletic Bilbao começou muito antes dos clubes serem fundados. As cidades dos clubes, fundados posteriormente, são rivais desde o princípio. Apenas 100 km separam cada fronteira próxima ao norte do Oceano Atlântico.
Mas falando de futebol, o Bilbao foi fundado ainda no século 19, em 1893, por um grupo de estudantes vindos do Reino Unido. Um clube do país Basco com nome em inglês? Sim, apesar de toda a união de idiomas o Athletic Club de Bilbao chegava para trazer um novo destaque em uma cidade industrial. Cerca de 21 anos depois, em 1909, um novo capítulo na aristocrática San Sebastián era iniciado com a Real Sociedad de Futbol com o apoio do rei Alfonso XIII.
Com os dois clubes já tendo partidas e disputando campeonato menores, as equipes conseguiram se manter até a criação da Liga Regional Basca em 1913. No ano seguinte, o primeiro confronto não poderia começar da melhor forma: cinco gols, Pichichi eternizado e vitória do Bilbao por 3 a 2. O autor do primeiro gol do clássico foi devoto da entidade chamada Athletic Bilbao por 10 anos consecutivos e hoje é o nome do troféu de artilheiro da temporada da LaLiga.
Por falar em LaLiga
O futebol evoluía e com o passar dos anos a criação de uma liga que abrigasse os principais clubes da Espanha foi pedindo passagem. Então em 1928 a LaLiga foi fundada e passou a gerar uma rivalidade mais constante, mais dura e sempre respeitosa entre os clubes. Na competição, o primeiro encontro repetiu a estreia da Liga Basca – vitória do Athletic de virada por 4 a 2. Um outro adendo que faz o clássico ser muito maior do que de fato é: O artilheiro do clássico com 14 gols é Telmo Zarra, ex-atacante do Bilbao entre 1940 e 1955 e foi o maior artilheiro da história da LaLiga com 334 gols ao longo de 355 jogos com a camisa vermelha e branca.
A história do Derbi Basco fala por si
Os anos 80 foram os melhores para cada clubes individualmente falando. Juntos conquistaram quatro títulos da LaLiga, dois troféus da Copa do Rei e dois títulos da Supercopa da Espanha. Foi a década onde cada clube conseguiu os maiores e últimos avanços antes da soberania de Barcelona e Real Madrid.
Foram inúmeros jogadores que estiveram em ambos os lados e com alguns com mais êxito em um clube do que outro. É o caso de Gaizka Garitano, hoje treinador do Bilbao, teve uma breve passagem pelo clube da cidade industrial e teve a melhor participação da carreira com a Real Sociedad. Em toda a história, apenas dois jogadores conseguiram deixar as duas torcidas felizes nos clássicos: Rafa Iriondo e Pedro Uralde são os únicos jogadores que atuaram pelos dois clubes e marcaram gols dos dois lados.
Em 107 anos foram disputados 146 partidas com 59 vitórias do Bilbao, 50 do Real e outros 37 empates. Todos os jogos, apesar da rivalidade territorial, são cercados de amistosidade entre diretorias, jogadores e, principalmente, torcedores. A história do Derbi Basco continuará sendo escrita por Athletic Bilbao e Real Sociedad no futebol e nos livros com muitos capítulos, gerações, recordes e respeito nos gramados e fora dele.
LEIA MAIS:
La Liga denuncia torcida do Real Madrid por insultos ao jogador Morata