Árbitro argentino apitou três das últimas quatro eliminações do Corinthians na Copa Libertadores, sempre apresentando um cartão vermelho para atletas alvinegros. Ontem, Pedrinho foi expulso ainda na primeira etapa
O Corinthians venceu o Guaraní, do Paraguai, na Arena Corinthians, por 2 a 1 pela partida de volta da segunda fase da Copa Conmebol Libertadores. Mas, por causa do gol marcado fora de casa, o time aurinegro avançou à terceira fase da competição. A eliminação corintiana passou pela expulsão de Pedrinho, aos 29 minutos do primeiro tempo, após dois cartões amarelos aplicados por Nestor Pitana.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
🇧🇷⚽️🇵🇾 Emoção do início ao fim! Os melhores lances da classificação do @ClubGuarani, que perdeu por 2-1 do @Corinthians mas segue na #Libertadores!@FTBLSantander pic.twitter.com/RwBkDQ1UtY
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 13, 2020
O árbitro argentino foi criticado não só por apresentar o cartão vermelho para o camisa 10 do Corinthians. Mas também por ter marcado uma falta inexistente em Aldo Bobadilla. O lance, aliás, foi a origem do gol marcado por Fernando Fernández, que acabaria por eliminar a equipe da competição.
Pitana comandou cinco jogos do Corinthians na história da Libertadores. E em três deles aplicou um cartão vermelho para atletas do clube, todos os duelos que, inclusive, terminaram em eliminação alvinegra.
Expulsões em mata-matas alvinegros
Nas oitavas de final da Libertadores em 2016, Néstor Pitana foi o árbitro do jogo entre Corinthians x Nacional, do Uruguai. Na ocasião, o argentino apresentou cartão vermelho direto a Fágner, depois do lateral ter dado um pontapé no lateral esquerdo Espino. O lance aconteceu aos 45 do segundo tempo.
A partida terminou 2 a 2, na Arena, e eliminou o alvinegro no critério de gols marcados fora de casa, porque a partida em Montevidéu terminou empatada sem gols.
Dois anos adiante, em 2018, o Corinthians enfrentou o Colo-Colo, do Chile, pela mesma fase de oitavas da competição. Danilo Avelar também recebeu vermelho direto, após erguer demais a perna e acertar o defensor Barroso. O alvinegro venceu por 2 a 1, mas caiu também no critério de gol qualificado.
Pitana, além disso, apitou a vitória do Corinthians sobre o Millonários por 2 a 0 na Libertadores de 2013. Apenas Renato Augusto foi advertido com cartão amarelo.
E, em 2016, o argentino também apitou o empate corintiano contra o Independiente Santa Fé por 1 a 1, válido pela fase de grupos da competição. Na partida, no entanto, somente Fágner recebeu cartão amarelo pelo lado alvinegro.
Pitana em jogos do Corinthians na história
Timão 2 x 0 Millonários – Libertadores 2013
Santa Fé 1 x 1 Timão – Libertadores 2016
Timão 2 x 2 Nacional-URU – Libertadores 2016 (Fágner expulso)
Timão 2 x 1 Colo-Colo – Libertadores 2018 (Danilo Avelar expulso)
Timão 2 x 1 Guaraní -Libertadores 2020 (Pedrinho expulso)
LEIA MAIS:
Tiago Nunes defende Pedrinho após expulsão, mas não garante titularidade