Corinthians bateu o Guaraní-PAR por 2 a 1, mas foi eliminado da Libertadores no placar agregado. Nove anos depois, a equipe voltou a ser eliminada ainda na fase preliminar
Corinthians 2-1 Guaraní-PAR Copa Libertadores 2020 - 2ª Fase (Agregado: 2-2*)
O Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira (12). Mesmo vencendo o Guaraní-PAR por 2 a 1, a equipe levou um gol fora de casa e acabou sendo eliminado. Em 2011, o Timão foi eliminado na fase preliminar para o colombiano Tolima, após perder fora de casa.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A partida começou equilibrada, mas o Timão abriu o placar logo nos primeiros minutos com Luan. Depois, houve um momento de susto com a expulsão de Pedrinho ainda no primeiro tempo.
Porém, o Corinthians tratou de afastar a tensão e chegou ao segundo gol na jogada seguinte, desta vez com o mexicano Boselli, ainda tendo chances de ampliar a vantagem antes do intervalo.
Com um jogador a mais, o Guaraní-PAR acabou voltando melhor depois do intervalo e conseguiu marcar um gol logo aos 5′, em cobrança de falta do atacante Fernando Fernández.
Mais uma vez, o Timão teve que sair para o ataque e tentar buscar o gol da classificação. A equipe passou a ter controle do jogo e a finalizar em diversas oportunidades.
Fagner e Boselli foram os responsáveis pelas principais chances no 2º tempo na Arena Corinthians, principalmente na parte final de jogo. Porém, a equipe não conseguiu o gol e o Guaraní-PAR levou a classificação.
Na 3ª fase, o Guaraní-PAR enfrentará o Palestino-CHI.
Primeiro tempo
Como esperado, o Guaraní-PAR entrou com postura defensiva. Apresentado no 4-1-4-1, a equipe utilizando uma linha de cinco jogadores e outra com três jogadores.
Assim como no jogo de ida, a equipe paraguaia pressionou as saídas de bola com marcação alta. O atacante Fernando Fernández chegou a assustar aos 7′ em chute travado por Pedro Henrique na área.
Porém, o Corinthians não permitiu que a tensão se instaurasse na Arena e abriu o placar logo aos 9′ do 1º tempo, com boa jogada de Luan. O reforço do Timão recebeu a bola na direita e passou pela marcação batendo na entrada da área, deslocando o goleiro Servio.
Depois de ter aberto o placar, a equipe também passou a pressionar as saídas dos paraguaios. Uma nova chance surgiu aos 14′. Fagner cruzou na área e Boselli cabeceou sem força, desperdiçando o lance.
O Guaraní-PAR assustou em grande jogada aos 20′. Um cruzamento no centro da área fez Fernando Fernández cabecear bem para o gol. Cássio deu rebote e Redes, mesmo estando livre, isolou.
Aos 23′, muita pressão do Corinthians. Pedrinho driblou o capitão Javier Baez, percorreu o lado esquerdo e acionou Vagner Love. O atacante dominou e girou dentro da área, mas acabou sendo travado.
Na jogada seguinte, Love teve mais uma oportunidade e desta vez parou em defesa de Servio após cruzamento de Cantillo. Na sobra, Pedrinho entrou na área e bateu colocado, saindo ao lado do gol.
Outra boa jogada surgiu aos 26′. Fagner chegou com espaço na direita e cruzou na área perto do gol. Três jogadores (Boselli, Love, Camacho) tentaram finalizar, mas não alcançaram a bola.
O Corinthians havia levado três cartões amarelos em 15 minutos. Aos 28′, Pedrinho acabou acertando o rosto de Ángel Benítez e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso ainda no primeiro tempo.
Mesmo assim, o Timão chegou ao segundo gol rapidamente. Aos 32′, Vagner Love ganhou de Baez na esquerda e acionou Boselli livre na área para completar de primeira e ampliar a vantagem.
Os paraguaios voltaram a assustar aos 38′. Em cobrança de escanteio, Ángel Benítez recebeu o cruzamento e cabeceou forte na primeira trave. Cássio estava atento e fez boa defesa.
Depois, foi a vez do Corinthians quase marcar em cobrança de escanteio. Fagner bateu direto e a bola acertou o travessão, em gol que seria olímpico.
A chance final do 1º tempo surgiu aos 49′ em cobrança de falta. Fagner levantou na área e Love finalizou de primeira, mas Servio fez uma excelente defesa salvando o Guaraní-PAR.
Segundo tempo
O Guaraní-PAR começou pressionando no segundo tempo e construiu boas jogadas nos primeiros minutos. Aos 4′, Maná cruzou na pequena área, mas faltou um finalizador para concluir.
A pressão logo foi convertida em gol. Em cobrança de falta aos 7′, Fernando Fernández chutou no ângulo direito e Cássio deixou a bola escapar pelas mãos, deixando a partida em 2 a 1 para o Timão.
Porém, no placar agregado, o Guaraní-PAR estava garantindo a classificação naquele momento. Com o placar e a vantagem numérica em campo, os paraguaios passaram a sair nos contra-ataques.
Lucas Piton foi acionado por Tiago Nunes aos 16′, substituindo Sidcley na troca por laterais. Logo depois, foi a vez de Gustavo entrar no lugar de Vagner Love.
A primeira grande chance do Corinthians surgiu em cobrança de falta aos 19′. Luan cobrou por cobertura e a bola passou muito perto na direita, raspando a rede pelo lado de fora.
O Timão seguiu construindo jogadas e quase conseguiu um contra-ataque perigoso aos 22′ com Camacho pelo lado direito e avançando até a linha de fundo. Porém, o cruzamento foi interceptado.
Após momentos de pouco perigo, o Corinthians quase chegou ao terceiro gol aos 34′. Luan cruzou na primeira trave, Pedro Henrique desviou e Boselli dominou na pequena área, mas acabou sendo desarmado no momento da finalização por Benítez.
Para os minutos finais, Janderson entrou em campo no lugar de Camacho, fortalecendo o setor ofensivo do Corinthians.
Aos 38′, o Guaraní-PAR teve chance de definir a classificação em falha de Luan perto da área. Morel recebeu a bola e chutou, mas foi travado por Pedro Henrique que salvou o Corinthians.
Romaña fez falta em cima de Janderson em contra-ataque do Timão aos 40′ e acabou sendo expulso, deixando o Guaraní-PAR também com dez jogadores em campo.
Em grande jogada, Fagner entortou o adversário na entrada da área pelo lado direito e bateu colocado, parando em mais uma grande defesa do goleiro Servio. O lance ocorreu aos 42′.
Após cobrança de escanteio, Boselli recebeu o cruzamento na área e cabeceou na segunda trave, muito perto do gol.
O drama na Arena Corinthians ficou ainda maior a partir dos 45′. Foram cinco minutos de acréscimo e a bola passando a maior parte do tempo no campo de ataque para o Timão.
Apesar de muitas bolas na área, nenhuma chance real de perigo foi construída. Assim, o Corinthians acabou sendo eliminado da Copa Libertadores 2020.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2-1 GUARANÍ-PAR
Estádio: Arena Corinthians
Data/hora: 12/02/2020, 21:30
Árbitro: Nestor Pitana/ARG
Gols: 1T 8′ Luan (COR); 1T 31′ Boselli (COR); 2T 7′ Fernando Fernández (GUA)
Cartão Amarelo: 1T 1′ Pedrinho (COR); 1T 10′ Cantillo (COR); 1T 13′ Camacho (COR); 1T 48′ Báez (GUA); 2T 18′ Romaña (GUA); 2T 24′ Ángel Benítez (GUA)
Cartão Vermelho: 1T 28′ Pedrinho (2º amarelo/COR); 2T 40′ Romaña (2º amarelo/GUA)
Substituições COR: Lucas Piton (Sidcley); Gustavo (Vagner Love); Janderson (Camacho)
Substituições GUA: Maná (Rolando Garcia); Bobadilla (Florentín); Edgar Benítez (Fernando Fernández)
CORINTHIANS (4-2-3-1): (c)Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil, Sidcley; Camacho, Victor Cantillo; Pedrinho, Luan, Vagner Love; Mauro Boselli. (Técnico: Tiago Nunes).
GUARANÍ-PAR (4-1-4-1): Gaspar Servio; Rolando García, Jhohan Romana, (c)Christian Javier Baez, Iván Ramírez; Jorge Morel; Rodney Redes, Ángel Benítez, José Florentín, Guilhermo Benítez; Fernando Fernandez. (Técnico: Tiago Nunes).
LEIA MAIS
Corinthians 2-1 Guaraní-PAR; veja os gols
Corinthians x Guaraní: Love cabeceia na pequena área, mas perde chance incrível
Corinthians x Guaraní: Pedrinho acerta bicicleta em adversário e é expulso; assista