Copa do Brasil: Veja cinco times do Nordeste candidatos a “zebras” da edição 2020
A Copa do Brasil 2020 iniciará nessa quarta-feira (05)
Ao pensar sobre zebra podemos lembrar do XV de Novembro frente ao Grêmio em 2006, o Botafogo de 2009 eliminado, no antigo Engenhão, pelo Americano-RJ e E o Asa sobre o Palmeiras em 2002.
Nesse tipo de torneio, as chances de acontecer as zebras é muito comum. Por isso, chamam a Copa do Brasil de “O mais democrático torneio nacional”, pois o sistema de disputa permite que times com menos investimentos possam conquistar o título.
Na edição de 1999, o Juventude realmente surpreendeu ao conquistar o título sobre o Botafogo. A vitória em casa possibilitou a que os gaúchos da rua Javali fizessem essa façanha. Já em 2004, o Santo André-SP conseguiu levantar a taça vencendo o Flamengo por 2 a 0 em pleno Maracanã.
Candidatos a Zebras
Fortaleza
Entre os times do Nordeste, talvez o Fortaleza seja o time mais comentado como zebra. A conexão que houve entre Rogério Ceni e o clube foi surpreendente em 2019. Pois foi onde conquistou algo inédito, a vaga para participar da Sul-Americana esse ano.
O time conta com Osvaldo, Ederson e Wellington Paulista e anunciou a chegada de David, do Cruzeiro. O clube é uma excelente candidato a zebra. E os investimentos, manutenção do elenco e o trabalho do Rogério Ceni, os credenciam a esse posto.
Sport
O Sport foi o único time do Nordeste a ser campeão da Copa do Brasil (em 2008). Na final contra o Corinthians, o Leão da Ilha ganhou pelo critério do gol fora de casa.
O clube pernambucano foi zebra em tanto nesse torneio. Eliminou o Palmeiras (oitavas), Internacional (Quartas) e o Vasco (Semi). O único remanescente desse time é o goleiro Magrão.
Treinado por Guto Ferreira, destacam-se Hernane Brocador, Raul Prata, Willian Farias e Leandro Barcia. Com o acesso a Série A em 2019, o clube poderá repetir 89 e 08 e surpreender.
Náutico
Outro time pernambucano que se apresenta como um candidato a zebra. Os veteranos Kieza e Jorge Henrique, campeão mundial com o Corinthians, estão lesionados e não jogam a primeira fase. Mas conta com a experiência de Ronaldo Alves na zaga.
Paiva, Salatiel e Jean Carlos são peças fundamentais para que o Nautico consiga a vitória e passe para a segunda fase. O time é o 3º colocado da chave B no Campeonato Pernambucano com duas vítórias e um empate.
CSA
Rebaixado em 2019 para Série B do Nacional, o time alagoano vem fazendo uma campanha discreta no regional com duas vitórias e derrotas.
Porém o time já tem a seu favor as zebras contra o Santos FC em 2009, eliminando o peixe em plena Vila Belmiro, com Neymar, Ganso, Pará e Madson em campo. Os alagoanos também já surpreenderam o Vasco em 1994
O clube alagoano perdeu Didira, Apodi, Dahwan e Leandro Castán. Mas o time contratou como técnico, o ex-rubro negro Maurício Barbiere. E Richard Franco e Thiago Rodrigues chegaram no fim de 2019 para suprir as saídas. Alecsandro tem contrato até dezembro e está se recuperando de uma lesão.
Santa Cruz
Entre as zebras listadas, o Santa é o que possui a menor credibilidade pública. Mesmo sendo o atual líder do campeonato Pernambucano com três vitórias em três partidas.
O time tem a sua disposição Didira, Paulinho e os atacantes Pipico e Mayco. Mas os Pernambucanos não costumam supreender no torneio, a única vez foi quando eliminaram o Cruzeiro em 1997, em pleno Mineirão.
Fortaleza 1 x 1 Ceará; assista aos melhores momentos da copa do nordeste
Após Sport vencer central, Hernane fala sobre o retorno aos gramados “Foi um bom começo”