Conheça o Biriba, e sua relação com o Botafogo
O cachorrinho virou sensação após ajudar o Alvinegro carioca a virar um jogo contra o Flamengo
Biriba foi um cachorrinho que invadiu o gramado numa partida entre Botafogo x Flamengo em 1948, que deu o título carioca daquele ano para o Fogão. O clube não conquistava o campeonato desde 1935. O mascote pertencia ao jogador Macaé, que atuava como zagueiro do clube.
Em 19 jogos do Botafogo em que Biriba apareceu, foram 17 vitórias para o Fogão, e dois empates. E acabando com o jejum de 13 anos, sem o título do carioca. Ou seja, o clube viu alguma coisa especial o cachorrinho.
Após ser consagrado campeão carioca, o ex-presidente do clube Carlito Rocha, passou a levar o cachorro para todos os jogos do Botafogo. Mas certo jogo contra o Vasco, os vascaínos não queriam que o rival levasse Biriba para o estádio. No entanto, o presidente conseguiu conversar, e conseguiu levar o mascote em seu colo.
O mascote Biriba do Botafogo faleceu em 1958, aos 12 anos de idade, com uma série de problemas de saúde, quase cego, na residência de Macaé, seu dono.
No entanto, em 2008, a tradição foi revivida com o cãozinho chamado Perivaldo, em homenagem ao ex-jogador do clube nos anos 1970. Sendo assim, em uma partida pela Copa do Brasil, um torcedor fanático levou o cão, no qual em suas costas havia uma estrela de nascença, semelhante ao escuto máximo do Botafogo.
Por fim, naquele mesmo ano, o Botafogo lançou outros dois mascotes: o Biriba e Biruta como mascotes oficiais do clube, para se familiarizarem com as crianças.
LEIA MAIS
Oficial: Botafogo anuncia contratação do japonês Keisuke Honda
Após Keisuke Honda, Botafogo acerta com atacante que fez um gol no campeonato espanhol