Nadador Xu Jiayu doou um terço de sua premiação na Copa dos Campeões da China para hospitais. Surto de coronavírus já matou centenas de pessoas
O nadador chinês Xu Jiavu resolveu doar uma parte de sua premiação em dinheiro para ajudar no combate ao coronavírus. O dinheiro vem de sua premiação na Copa dos Campeões da FINA que aconteceu no início deste ano. O torneio aliás aconteceu antes do aumento vertiginoso do surto do vírus. A China tem trabalhado com hospitais especializados para receber pacientes com a doença.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O atleta anunciou a doação em sua conta oficial no twitter. Na competição, Xu foi o melhor nadador chinês no quadro de medalhas. Isso se você juntar os resultados de todas as etapas. Ou seja, o atleta ganhou uma premiação milionária. A Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA) costuma pagar grandes valores em competições como estas.
Xu é um dos atletas mais queridos e populares de sua geração de nadadores da China. No Rio de Janeiro, em 2016, ele conquistou a medalha de prata na prova dos 100 metros nado costa. A medalha aliás foi muito comemorada pelo atleta. Aliás, ele também é visto como um atleta promissor. Isso porque ele é um dos esportistas mais jovens da delegação da natação chinesa. Xu tem apenas 24 anos.
Em entrevista para o site oficial da FINA na internet, ele disse ainda que o seu maior sonho é conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os Jogos acontecem este ano e estão portanto cercados de dúvidas em relação ao possível impacto do surto do coronavírus.
Coronavírus
Até a publicação desta matéria, 563 pessoas foram mortas pelo surto do coronavírus. A grande maioria delas está na China. O país é o epicentro da doença que está se espelhando cada vez mais para outros países. Já foram registrados casos em vários países da Europa, da Ásia e até nas Américas. No campo esportivo, vários eventos foram adiados ou mesmo cancelados.
A China tem alterado a maior parte deles. O Mundial de Atetismo Indoor foi adiado em um ano. O evento estava marcado para acontecer este ano na cidade de Nanjing, na China. Agora o evento vai acontecer apenas em 2021. A Maratona de Hong Kong também foi cancelada. Os eventos classificatórios de boxe e futebol feminino também foram cancelados ou tiveram suas sedes alteradas.
O GP de Fórmula 1 da China também pode ser cancelado. Isso porque a cidade de Xangai suspendeu o esporte na cidade até um novo aviso.
LEIA MAIS
Coronavírus impediu acerto de Pastore com clube chinês, diz jornal