A CONMEBOL anunciou a apropriação dos direitos envolvendo jogos de videogames e clubes da América do Sul questionam arbitrariedade
Após reclamações de times brasileiros sobre presença no FIFA 20, a CONMEBOL anunciou oficialmente a apropriação dos direitos envolvendo jogos de videogames. A partir de 2020, todos os clubes que participam de torneios sob sua administração, poderão aparecer no título da EA. Isto causou revolta por parte dos times brasileiros e poderá gerar ainda mais atrito no futuro.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O motivo desta ação, foi em virtude do Manual de Clubes da Libertadores, onde afirma que “no que diz respeito aos videogames, os direitos licenciados pelos clubes neste manual incluem o uso coletivo da imagem de jogadores e treinadores […] e o uso da propriedade intelectual dos clubes (incluindo marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes)”, garante à CONMEBOL direitos totais de comercialização, vendas e divulgação da maneira que quiser.
A confusão gira em torno de contratos exclusivos dos clubes com o Pro Evolution Soccer, da Konami. Comunicados oficiais foram emitidos pelos times que se sentiram prejudicados por estarem disponíveis no título da EA Sports. Cinco clubes brasileiros se posicionaram contra a CONMEBOL, pedindo esclarecimentos sobre o repasse do contrato.
Em resposta às reclamações dos times da América do Sul, a entidade afirmou que a respeito da venda de exclusividade por parte de algum clubes na categoria, devemos assinalar que é padrão da indústria a coexistência da presença de clubes tanto no EA Sports quanto em outra empresa”, conluiu, dando o Barcelona como exemplo.
A Copa Libertadores da América chega ao FIFA 20 no dia 3 de março.
LEIA MAIS
Final Fantasy 7 Remake pode aparecer na nova geração de consoles, afirma Square Enix
Rumores apontam Shadow of the Colossus e Sonic Forces na PS Plus de março