Allan Simon: Flamengo pode ser campeão fora da Globo duas vezes em fevereiro
Flamengo disputará finais no Carioca e na Recopa Sul-Americana sem transmissões do Grupo Globo
Flamengo disputará finais no Carioca e na Recopa Sul-Americana sem transmissões do Grupo Globo
O Flamengo conquistou o primeiro título do ano na Supercopa do Brasil ao vencer o Athletico Paranaense por 3 a 0 em jogo que teve transmissão da Globo e do SporTV no último domingo (16). Tudo indica – e a emissora deve divulgar os dados consolidados do Ibope nesta segunda-feira (17) – que a audiência foi excelente no Rio de Janeiro e boa para a média do horário em São Paulo, como já antecipou no Twitter o jornalista Gabriel Vaquer.
Mas agora o Flamengo pode levantar outras duas taças ainda no mês de fevereiro bem longe dos canais do grupo carioca. É que o Campeonato Carioca é transmitido pela Globo, SporTV e Premiere, mas não os jogos do Rubro-Negro.
Não andaram as tratativas entre clube e emissora pelos direitos de transmissão nos últimos dias. Tampouco rolou um acordo pontual para a exibição da final da Taça Guanabara entre Boavista e Flamengo, prevista para o próximo sábado (22) em jogo único. Uma vitória simples bastará para que a torcida rubro-negra grite “é campeão” mais uma vez, por mais que seja apenas um título de turno no Estadual.
Antes desse duelo, o Flamengo começa a decidir na próxima quarta-feira (19), às 22h30 (horário de Brasília), o título da Recopa Sul-Americana. Campeão da Libertadores 2019, o time carioca tem a chance de um novo troféu continental no embate contra o vencedor da Copa Sul-Americana do ano passado, o Independiente del Valle. A competição tem transmissão exclusiva do DAZN, serviço de streaming de esportes.
O título da Recopa será definido em duelos de ida e volta. A decisão de fato será no Rio de Janeiro na quarta-feira seguinte, dia 26, às 21h30, enquanto a Globo estará transmitindo para o público carioca um duelo entre Moto Club-MA e Fluminense pela primeira fase da Copa do Brasil.
Quem quiser assistir e não for ao Maracanã terá que assinar o DAZN para ver o Flamengo em campo numa partida que não apenas vale um troféu sul-americano, mas tem ares de teste importante para ambas as equipes, já que o destino – em forma de sorteio – colocou os rubro-negros com o Del Valle na mesma chave na fase de grupos da Libertadores. E o curioso é que o primeiro duelo entre ambos está marcado para o dia 19 de março, uma quinta-feira, o que significa exclusividade total do Facebook na transmissão.
Só uma negociação milagrosa de última hora até sábado salva a Globo de perder uma final de turno no Estadual, já que sem contrato com os dois times em campo é impossível transmitir um jogo de futebol no Brasil. No caso da Recopa, não tem jeito. Pelo segundo ano consecutivo, o DAZN terá a chance de mostrar seu trabalho na competição da Conmebol. Desta vez, para milhões de flamenguistas em todo o país.
A Globo agora aguarda a estreia do Flamengo na Libertadores para transmitir outra partida do Rubro-Negro na TV aberta. Será o duelo contra o Junior Barranquilla-COL no dia 4 de março às 21h30. Outras três partidas flamenguistas também serão exibidas pela emissora na fase de grupos da competição: o duelo contra Barcelona-EQU ou Cerro Porteño, no dia 11 de março, e os jogos contra Independiente del Valle e Junior Barranquilla no returno, em 22 de abril e 6 de maio, respectivamente. Fora isso, só no Brasileirão e na Copa do Brasil neste semestre.
Allan Simon é jornalista esportivo desde 2011, tendo passado por redações como o R7, Abril.com, UOL Esporte e Torcedores. Participou das coberturas de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas, dois Pans, e diversos outros momentos históricos do esporte brasileiro nesta década. Criador do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva. Atualmente comanda o Blog do Allan Simon, é colaborador do UOL e colunista do Torcedores, tendo também um canal no YouTube com análises, histórias e estatísticas de mídia esportiva e futebol em geral.
LEIA MAIS
– Allan Simon: Domínio do Flamengo na audiência da Globo não é só por time multicampeão
– Allan Simon: Flamengo deveria liderar movimento para mudar lei dos direitos de transmissão
– Allan Simon: Red Bull não precisa que a Globo diga seu nome no Bragantino
– Allan Simon: Cruzeiro caiu no pior momento possível da história dos contratos de TV
– Allan Simon: O que podemos esperar do futebol na TV em 2020
– Allan Simon: Como 2019 mudou para sempre o jeito que você vê futebol
– Allan Simon: Times que fecharam com a Turner fizeram bom negócio – menos o Fortaleza
– Allan Simon: Flamengo enterra velhos conceitos sobre audiência em SP
– Allan Simon: Brasileirão da TNT foi um campeonato melhor que o do SporTV