PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Veja cinco motivos para o torcedor do Cruzeiro se orgulhar

Veja cinco motivos para o torcedor do Cruzeiro se orgulhar

Vinicius Moreira
Colaborador do Torcedores

História do Cruzeiro prova que torcedor ainda pode se orgulhar e acreditar na volta do clube para Série A

Um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Cruzeiro completa 99 anos nesta quinta-feira, 2. Em meio a maior crise de sua história após o rebaixamento  para a Série B do Brasileirão, o clube ainda passa por dificuldades financeiras gravíssimas. Mas, o torcedor da Raposa possui inúmeros exemplos ao longo da sua trajetória quase centenária para se orgulhar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1.Maior Campeão da Copa do Brasil

Depois da mudança do Brasileirão para o modelo de pontos corridos, em 2003, a Copa do Brasil se tornou o principal torneio Mata-mata do País. A Raposa soma seis títulos do torneio (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018) e é o maior campeão da competição nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2. Primeiro campeão brasileiro da Libertadores após Santos de Pelé

Nos primeiros 15 anos de disputa do principal torneio continental da América do Sul, os clubes brasileiros não tinham papel de destaque. Até a segunda metade da década de 70 apenas o Santos de Pelé tinha conquistado o título duas vezes, outros clubes brasileiros somavam boas campanhas, mas no máximo chegavam ao vice-campeonato. Foi o Cruzeiro, em 1976, que acabou com esta escrita e colocou o Brasil novamente no posto mais alto da Libertadores.

3. Tríplice Coroa

O clube mineiro é até hoje a única equipe a conquistar o campeonato estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro no mesmo ano. O feito aconteceu em 2003 com um time formado por estrelas do tamanho de Alex e Deivid, além de revelações como o goleiro Gomes e o lateral-direito Maicon. Tudo isso, sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

4. Goleada e título sobre o Santos de Pelé

Até o meio da década de 60 do século passado, os times de São Paulo e Rio de Janeiro dominavam o cenário nacional. Foi em 1966 que a Raposa com um time jovem surpreendeu. O Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes enfrentou o temível Santos de Pelé, na final da Taça Brasil (reconhecida pela CBF como título nacional), e não só venceu como aplicou um sonoro 6 a 2 no jogo de ida, no Mineirão. Na volta, mais um jogo histórico, o clube mineiro chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas virou a partida para 3 a 2 e se sagrou campeão.

5. Maior do século XX

Segundo um levantamento feito pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas de Futebol (IFFHS), o Cruzeiro foi eleito o maior clube brasileiro do século XX em competições internacionais. O estudo se baseou no desempenho das equipes em jogos internacionais ao longo do período.

PUBLICIDADE

Em publicação na sua conta oficial do Twitter, o clube reconheceu o momento difícil, mas não deixou de exaltar a história de glórias do gigante mineiro e de salientar que o brilho do clube jamais se apagará.

LEIA MAIS

SAIBA ONDE ASSISTIR O JOGOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE B 2020

PERSPECTIVA 2020: O QUE ESPERAR DO ANO DO CRUZEIRO?

PUBLICIDADE
Better Collective