Goleiro da Primeira Academia do Palmeiras, Valdir Joaquim de Morais faleceu em Porto Alegre, aos 88 anos; em 2016, ex-atleta teve um AVC
Este sábado (11) é um dia de tristeza para o futebol brasileiro. Morreu Valdir Joaquim de Morais, histórico goleiro do Palmeiras, aos 88 anos. Natural de Porto Alegre, o arqueiro faleceu em sua cidade-natal, no Hospital Moinhos de Vento.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em 2016, Valdir Joaquim de Morais sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) Desde então, sua saúde se debilitou. O velório aconteceu no Cemitério São Miguel e Almas, das 08h30 às 16h, no próximo domingo (12). Logo após o corpo da lenda do futebol brasileiro será cremado.
O Palmeiras postou suas condolências para o ídolo em seu Twitter oficial:
É com muito pesar que a Sociedade Esportiva Palmeiras informa o falecimento de Valdir Joaquim de Morais e manifesta condolências aos amigos e familiares do eterno goleiro do Verdão ➤ https://t.co/4TRq0TBa8S
Obrigado por tudo, ídolo! pic.twitter.com/HJxaguGHQi
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 11, 2020
Carreira
Porto-alegrense, Valdir Joaquim de Morais começou a jogar em um clube de sua cidade. Em 1954, quando tinha 23 anos de idade, começou a atuar no Renner. Era o goleiro titular da equipe campeão gaúcha em 1954. Em 1958, chegou ao clube que o marcaria para sempre. Ficou no Palmeiras por uma década, até 1968. Pelo Verdão, foi campeão do Campeonato Brasileiro em três oportunidades: o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) de 1960 e 1967 e a Taça Brasil de 1967. Venceu, também, o Torneio Rio-São Paulo de 1965 e os Campeonatos Paulistas de 1959, 1963 e 1966. Aposentou-se no Cruzeiro-RS, em 1969, também na localidade em que nasceu.
Notabilizou-se, também, por trabalhos em comissões técnicas. Valdir Joaquim de Morais passou por Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Seleção Brasileira.
LEIA MAIS
Saiba quais são as 4 prioridades do Palmeiras na volta aos treinos
Atleta do Palmeiras faz ação social e doa cobertores e alimentos para moradores de rua
Para explicar “alto padrão”, técnico do Inter relembra jogo contra o Palmeiras: “Mesmo perdendo tivemos uma boa atuação”