Turquia bate Alemanha e garante vaga olímpica no vôlei feminino
Será a segunda vez na história que as turcas participarão de uma edição olímpica. Alemanha repete time masculino e fica no quase
O torneio olímpico de vôlei feminino está quase completamente definido. A Seleção da Turquia pegou a penúltima vaga na tarde deste domingo (12). O time bateu a seleção feminina da Alemanha na final do torneio pré-olímpico europeu. Com isso, garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. Será a segunda passagem olímpica das turcas na história. A primeira foi nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
E aliás a vaga veio de maneira indiscutível. As turcas não deram chances para as alemãs e venceram a partida por 3 sets a 0. As parciais foram de 25-17, 25-19 e 25-22. Assim, a Turquia se torna a penúltima seleção a garantir vaga para os Jogos de Tóquio no vôlei feminino. A última será portanto definida ainda neste domingo (12). Nas eliminatórias da Nocerca, República Dominicana e Porto Rico vão tentar pegar a última vaga para os Jogos.
Um dado curioso desta final do Pré-Olímpico europeu é que a Alemanha bateu na trave pela segunda vez. Isso porque na última sexta-feira (10), o time masculino fez a grande final contra a França. Na ocasião, o jogo também valia vaga para os Jogos Olímpicos. Mas os franceses fizeram o mesmo placar. Assim, as duas derrotas por 3 sets a 0 tiraram os alemães dos Jogos Olímpicos no vôlei de quadra.
O Torneio
Com a presença confirmada da Turquia, o torneio de vôlei feminino dos Jogos de Tóquio vai ganhando forma. Vale lembrar ainda que o Brasil já está classificado. As meninas se classificaram ainda em 2019 ao vencer um torneio pré-olímpico intercontinental. Portanto, já estão com vaga garantida em Tóquio.
Assim, 11 das 12 vagas olímpicas já foram preenchidas. Além de Turquia e Brasil, o torneio já conta com a presença de Japão, Sérvia, China. Estados Unidos, Rússia, Itália, Coreia do Sul e Argentina. Quem também garantiu a vaga foi a Seleção do Quênia. Esta é uma vaga muito representativa. As quenianas não disputavam uma edição olímpica no vôlei feminino desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
Curiosamente, apenas duas seleções entre todas as classificadas não estiveram nos Jogos do Rio de Janeiro de 2016. Além do Quênia, a Turquia fará em Tóquio o seu retorno olímpico.
Seja como for, o vôlei dos Jogos Olímpicos de Tóquio vai acontecer entre os dias 25 de julho e 9 de agosto.
LEIA MAIS
Olimpíadas 2020: confira as seleções já classificadas no futebol