Tiago Nunes chega ao Corinthians, anuncia saídas do clube e afirma: “Primeiro passo de um novo ciclo”
Treinador chegou ao clube nesta segunda-feira, falou com a imprensa e sabe que não contará com volante e ídolo do Corinthians
O treinador Tiago Nunes foi apresentado nesta segunda-feira (6) como novo comandante do Corinthians. Em sua fala de abertura, o ex-técnico do Athletico Paranaense afirmou ter realizado um sonho e agradeceu a oportunidade na equipe alvinegra, na sala de imprensa do CT Joaquim Grava.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
“Primeiro, cumprimento Duílio, doutor Kalil e também ao Andrés. Quero reiterar que é um primeiro passo num novo ciclo, uma nova temporada, um sonho que se realiza, pelo fato que todo mundo que se apaixona pelo futebol pensa em jogar ou estar próximo dos principais clubes do mundo. Hoje fazer parte de uma posição tão importante, ser treinador do Corinthians, um dos maiores do mundo, é motivo de honra e prazer. Espero corresponder à altura a expectativa que torcedores e dirigentes depositam. Espero que possamos usar esse ciclo para que seja um meio, não um fim, um meio de inspiração para todos que estão envolvidos nessa temporada”, disse Tiago Nunes.
Além de Tiago Nunes, o Corinthians oficializou a chegada de novos nomes para a comissão técnica. Evandro Fornari e Kelly Guimarães chegam para o cargo de auxiliar técnico. Michel Huff (preparador físico), Pedro Sotero (analista de desempenho) e Marcelo Carpes (preparador de goleiros) também chegaram à equipe profissional do time alvinegro. Entre os que vieram diretamente do Athletico Paranaense, o último estava no elenco sub-2o de Itaquera e foi promovido.
Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!
Confira mais partes da entrevista coletiva do novo treinador do Corinthians:
Sobre uso da categoria de base
“Vejo com bons olhos. Uma das conversas que tivemos com a direção é que tenhamos uma linha de sucessão de expoentes técnicos. Que fique claro os jogadores de maior projeção. Para que a gente não fique sempre no achismo, “eu acho que aquele é bom, aquele não é”. Assim, independentemente da minha presença, o clube tem quem são os maiores expoentes, aqueles com maior capacidade para serem aproveitados. Precisamos alinhar bem, afinar isso, para saber os atletas com maiores condições de estarem à disposição da equipe principal.”
Saída de Ralf do elenco
“Desde o momento em que aceitei dirigir o Corinthians em 2020, a gente manteve contatos diários, principalmente com o Duílio, para que a gente construísse as ideias em termos de comissão técnica, organização de clube e construção do plantel. Tivemos reuniões, fiz indicações de atletas, mais de um por posição, até para ter plano A, B, C. Essa participação foi conjunta, direção fez o máximo de esforço. Sabemos que o mercado é difícil, existe muito leilão e os atletas acabam se valorizando. O Ralf tem todo o meu respeito, uma história maravilhosa, e a opção por ele não permanecer é por características. Os atletas escolhidos para permanecer tem mais a ver com o que imagino de modelo de jogo.”
Duílio Monteiro Alves ainda confirmou que Jadson e Renê Junior não se apresentaram nesta segunda pois terá conversas para liberar os jogadores.
“A gente só tem que agradecer ao Ralf por tudo o que ele fez pelo Corinthians, tudo o que ganhou, a dedicação. Ele não se apresentou hoje como Jadson, Renê Júnior e outros jogadores que têm sondagens. A gente prefere que ele venha na quarta-feira para vermos o melhor para ele. Se ele não permanecer, com certeza terá todas as homenagens como um dos jogadores mais importantes da história do Corinthians, que ganhou títulos importantes aqui dentro.”
Saída de Jadson
“À exemplo do que falei sobre o Ralf, tenho todo respeito pela trajetória linda dele no Corinthians, mas por ter jogadores com características parecidas no plantel, vamos acabar não utilizando ele nesse momento.”
Elogios a Luan
“É daqueles atletas que costumamos falar que o futebol está carente, criativo, com potencial de assistência, gols, bola parada. Recentemente foi eleito o melhor da América. Ele tem idade compatível para entregar alta performance. Em 2018 ele teve muitas lesões, mas no ano que passou teve menos, conseguiu ter uma rotina de jogos, e entregou ótimos números. Conversei com amigos do Grêmio e eles foram unânimes em dizer que fisicamente ele estaria inteiro. A minha responsabilidade é criar um cenário favorável para ele jogar bem, acredito muito que ele vai entregar essa performance numa grande temporada. Ele é um atleta que teve uma lesão que o incomodou há um tempo, mas vem curado disso há mais de um semestre. Pelo departamento médico que temos, esperamos que ele possa iniciar a temporada sem problemas.”
Importância do título do Paulistão
“Isso acontece em todos os estados, o estadual normalmente não é valorizado, mas acaba sendo valorizado no final do ano. Há uma diferença do campeonato do Paraná e o de São Paulo. Lá se permite usar os mais jovens, já que o nível técnico é mais baixo. Aqui não, é praticamente um mini-campeonato Brasileiro, com times de Série A e B. Mas ao mesmo tempo é um primeiro semestre de preparação, você tem um termômetro de como seu time vai se portar nas principais competições. É bom competir com os melhores. Sobre balançar técnicos, não sei. A única coisa que sei é que vou sair do Corinthians. Se vai ser daqui a um mês ou três anos, não sei. Quando sair daqui, quero sair de cabeça erguida, sabendo que fiz o meu melhor.”
Pré-Libertadores
“É um jogo duro. Se tratando de jogo eliminatório, o emocional pesa muito. Os sul-americanos equilibram pela gana. Estamos encarando com seriedade e sabemos que esse período inicial é importante. Precisamos acelerar esse processo, encontrar um time.”
LEIA MAIS:
Ralf está liberado para sair do Corinthians e Tiago Nunes justifica escolha “por características”
Quarto goleiro com mais jogos pelo Corinthians, Cabeção morre aos 89 anos
Tiago Nunes confirma Sidcley, deixa Carlos de lado e muda posição de Danilo Avelar