Tenista austríaco disputará sua primeira final de slam em quadras duras
Após despachar Rafael Nadal nas quartas de final, o tenista austríaco, Dominic Thiem encontrou dificuldades mas superou Alexander Zverev nesta sexta-feira (31), e se garantiu na sua primeira final de Australian Open. O triunfo foi sacramentado com uma exímia virada. O alemão venceu o primeiro set por 6/3, contudo, Thiem “acordou”, fechando a partida com 6/4 7/6 (7/3) e 7/6 (7/4).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Curiosamente, Dominic Thiem, será o finalista mais jovem do Australian Open desde Djokovic em 2013. Quando derrotou Andy Murray naquela oportunidade, o tenista sérvio tinha 25 anos e 250 dias. No domingo, data da grande final, Thiem terá 26 anos e 152 dias de vida.
Esta será a terceira decisão de slam na carreira do austríaco, que nas outras duas ocasiões acabou perdendo para Rafael Nadal, ambas em Roland Garros.
Do outro lado, Djokovic buscará o seu 17º título de slam. O sérvio defende uma notória invencibilidade em decisões de Australian. Nas sete finais que esteve presente no torneio, venceu todas. Embora a final entre os dois seja inédita, a dupla já mediu forças 10 vezes no circuito, com seis vitórias para Nole.
O JOGO
Aproveitando do seu excelente aproveitamento no saque, Zverev abriu a partida com 90% de aproveitamento no primeiro set neste fundamento. No sétimo game, o alemão conseguiu quebrar o serviço de Thiem, que se viu pressionado, e acabou tendo outra quebra no nono game, o que fez Zverev fechar o primeiro set em 6 a 3.
Thiem começou o segundo set mais ligado, e logo no terceiro game conseguiu quebras importantes. O austríaco chegou a ter 5/4 e a vantagem para sacar e fechar o set, contudo, acabou perdendo dois pontos e ainda teve que encarar dois break points, um deles com longo rali, mas fechou o set em 6/4.
O terceiro e último set foram marcado por equilíbrio e muitas trocas de bola. Ambos foram para o tie-break. A exemplo do que havia apresentado contra Nadal, o tenista austríaco cresceu na hora exata, e fechou a vitória com 7/6 (7/3) e 7/6 (7/4). Um tanto quanto incomodado, Zverev acabou pecando nos erros.