Novo técnico do Barcelona, Quique Setién é discípulo de Johan Cruyff: “Tudo que sou como técnico devo muito ao Barça”
Confirmado agora à noite como novo técnico blaugrana, Setién já admitiu que o futebol proposto por seus times tem como inspiração o Dream Team do Barcelona comandado por Cruyff. O experiente treinador chega em meio à temporada para comandar o clube
Confirmado agora à noite como novo técnico blaugrana, Setién já admitiu que o futebol proposto por seus times tem como inspiração o Dream Team do Barcelona comandado por Cruyff. O experiente treinador chega em meio à temporada para comandar o clube
Quique Setién foi anunciado como novo treinador do Barcelona até 2022 no lugar de Ernesto Valverde. O agora ex-técnico culé teve o contratado rescindido depois de duas temporadas e meia à frente do clube.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
💬 @QSetien thinks like we do!
"I felt that football could be played better, but I didn't see how until @JohanCruyff showed us." https://t.co/jKeBxOvn68
— FC Barcelona (@FCBarcelona) January 13, 2020
Setién, aliás, sempre expressou admiração pela filosofia adotada pelo time culé. Em especial depois de ter enfrentado o Dream Team do Barcelona na década de 90.
Segundo reportagem do diário catalão Mundo Deportivo, Setién diz ter gratidão a Johan Cruyff, responsável por montar o time que se tornou um dos grandes times do Barcelona. “Tudo o que sou como treinador devo ao tanto que corri atrás da bola quando jogava contra aquele Barça”, disse, em entrevista concedida em 2017, ainda como técnico do Las Palmas.
O próprio Barcelona fez questão de destacar a admiração de Setién por Cruyff. Recuperando um tuíte de março de 2016, o clube lembra as palavras do seu novo técnico. “Sentia que poderia jogar um futebol melhor. Mas não vi até que Johan (Cryuff) nos ensinou”.
Além disso, o espanhol lembra que o conceito de suas equipes casa com o perfil e a cultura do Barcelona de jogar futebol. “Copiei muitas coisas do Barça desde que essa forma de jogar foi instalada. Esse estilo já me chamava a atenção nos tempos de jogador”.
O estilo de jogo implantado não só no Las Palmas como também no Bétis é inspirado naquele time que tinha Pep Guardiola no meio-campo.
Pelo Bétis, Setién já ganhou do Barcelona no Camp Nou
Em novembro de 2018, sob comando do Real Bétis, Quique Setién comandou uma grande vitória sobre o Barcelona. Placar de 4 a 3, em pleno Camp Nou, pela 12ª rodada de LaLiga. A atuação encerrou um jejum de 20 anos sem vitórias da equipe de Sevilla na Catalunha.