Campeão no Piauí, Galo disputa torneio nacional e enfrenta o Bahia na primeira fase
O River, do Piauí, foi fundado em 1945 por um grupo de estudantes do “Ginásio Leão XIII”. Em razão de questões burocráticas, a equipe só veio a estrear em 1948. Todavia, a equipe fez bonito e venceu o Amarantino em sua estreia por 4 a 3, em duelo realizado na cidade de Amarante-PI. O primeiro gol de sua história foi marcado pelo jogador Antônio Freire, o Freirinho.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Maior campeão estadual
Inicialmente o que seria apenas um projeto de alguns estudantes, veio a se tornar o maior clube do estado do Piauí. Com a conquista do Piauiense 2019, a equipe faturou o seu trigésimo primeiro título estadual. Anteriormente, o River vivia um jejum de 3 anos sem conquistar o caneco. O triunfo foi marcado por sequência de 11 jogos de invencibilidade e, assim, o título em cima do Altos-PI.
Cenário Nacional
O ano foi 1963,a equipe do Galo conquistou a classificação para a Taça Brasil, como era conhecido o Brasileirão, por meio de uma vitória contra a equipe do Sampaio Corrêa. Entretanto, sua melhor campanha em uma competição nacional veio apenas em 2008 quando conquistou a 11° colocação da Série B do Brasileirão. Atualmente, ainda ostenta a melhor marca de um clube do Piauí.
Copa do Brasil
Por outro lado, na Copa do Brasil o River não foi tão bem. A melhor marca do time foi chegar à segunda fase da competição. Na primeira fase encontrou o Jaguaré, do Espírito Santo. Na partida de ida, fora de casa, perdeu por 3 a 2. Na volta, venceu por 2 a 0 e despachou o adversário por 4 a 3 no agregado.
Na segunda fase, encontrou o Botafogo e não fez feio. Venceu a primeira partida por 2 a 1, mas não resistiu à pressão no Rio de Janeiro, acabou sendo derrotado por 2 a 0, consequentemente, eliminado da Copa do Brasil.
Posteriormente, em 2019, o Galo foi eliminado logo na primeira fase do torneio nacional mata-mata. Ele acabou goleado pelo Fluminense, por 5 a 0, no estádio Albertão.
Agora, o River medirá forças contra a forte equipe do Bahia. A partida de ida pela primeira fase será em Teresina-PI. Por ter pior colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC), o time piauiense será o mandante da partida. Os baianos têm a vantagem de jogar pelo empate – não há disputa de pênaltis.
LEIA MAIS
Copa do Brasil: confira a performance de cada Estado nas 30 edições do torneio
Brasileirão Série A: confira as 10 melhores campanhas na era dos pontos corridos