PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games Rio Ferdinand promove campanha para limitar os gastos em games por crianças

Rio Ferdinand promove campanha para limitar os gastos em games por crianças

Victor Hugo Fagarassi
Colaborador do Torcedores.com.

Além da preocupação com gastos das crianças, em 2018 o vício em games entrou na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

Os gastos em games por crianças é um assunto cada vez mais preocupante neste meio. Rio Ferdinand, ex-zagueiro com passagens por Leeds e Manchester United, está estrelando uma campanha à favor da conscientização dos pais quanto às atividades dos filhos nos videogames.  A principal preocupação da campanha são os jogos com microtransações e com loot box, como o FIFA e o Fortnite. Inclusive, alguns países, como Holanda e Bélgica, já consideram esse sistema de ‘abrir caixas em busca de recompensas’ como jogo de azar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A campanha é intitulada Get Smart About Play (Fique Esperto no Jogo). Além disso, a última palavra ‘play’, tem um significado especial:

  • ‘P’ play with your kids (jogue com seus filhos)
  • ‘L’ learn about family controls (aprenda sobre controle familiar)
  • ‘A’ asking what the child thinks (perguntar o que a criança pensa)
  • ‘Y’ You’re in charge (você está no comando)

Quem promove essa iniciativa é a Associação Interativa de Entretenimento do Reino Unido. Ou, UKIE, órgão responsável pela publicação de videogames no Reino Unido. Em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o vício em videogames como doença. Em 2019 os representantes da Eletronics Arts (FIFA) e Epic Games (Fortnite) já tinham discutido sobre as lootbox, mas não houve nada muito concreto. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a OMS, existem três sintomas que, após um ano, lhe indiciam o distúrbio em games. O primeiro é a falta de controle sobre o jogo, ou seja, a frequência e intensidade que se joga. Depois, o aumento da prioridade que se dá ao jogo, quando jogar se torna mais importante que comer ou dormir, por exemplo. E por último, a escalada do tempo jogando, quando  pessoa afetada não se importa com os danos  à sua saúde ou cotidiano e continua jogando mais e mais.

 

Gastos em games no Brasil

o Brasil foi classificado pela Newzoo como o 13º maior mercado para jogos digitais no mundo em 2017. Uma pesquisa capitaneada pela VISA em 2019 mostrou que brasileiro gastam 60% mais em games do que em outros itensOu seja, esse também é um problema no Brasil. Ainda mais se levarmos em consideração a popularidade do futebol e do FIFA por aqui. Já que o jogo da EA Sports tem o seu principal modo, Ultimate Team, baseado em loot boxes.

PUBLICIDADE

Em junho de 2018, Kerry Hopkins, vice-presidente da Electronic Arts, disse aos parlamentares britânicos que as “caixas” eram “bastante éticas e divertidas”, comparando as mesmas a um Kinder Ovo. Enquanto isso chovem casos de filhos que gastaram no cartão dos pais sem o consentimento dos mesmos.

PUBLICIDADE

Como ativar o controle de gastos

A BBC fez um guia rápido de como se proteger de inesperados gastos em games

– Xbox One: pressione o botão Xbox no controle para abrir o painel. No menu “sistema”, siga os seguintes passos: configurações>conta>entrada, segurança e senha. Selecione “alterar minhas opções de entrada e segurança”, role para a direita para “personalizar” e selecione “pedir minha chave de acesso para fazer compras”.

– Nintendo Switch: faça o login usando sua conta Nintendo de responsável, clique em “grupo de família” e selecione a conta de cada membro da família que deseja restringir. Clique em Gastos/Compras na Nintendo eShop e Nintendo.com – e marque “restringir”. Em seguida, escolha “salvar alterações”.

– iPhone ou iPad: acesse ajustes>tempo de uso e toque em “ativar tempo de uso”. Você vai precisar configurar um “código de pais” separado. Em seguida, acesse “conteúdo e privacidade”, acesse “compras no iTunes e App Store” e selecione “não permitir”.

PUBLICIDADE

– PS4: você deve configurar uma conta separada para seu filho. O limite de gasto mensal é definido automaticamente como zero. A Sony diz que não reembolsará as compras feitas a partir de contas de adultos.

Crédito: FIFA 20 EA Sports

 

LEIA MAIS: Riot anuncia beta aberto de Legends of Runeterra esse mês

 

PUBLICIDADE

 

Better Collective