São Paulo investiu apenas na manutenção de jogadores emprestados na temporada de 2020
Sem dinheiro em caixa e com deficit de R$ 180 milhões, o São Paulo se apresentou nesta quarta-feira (8) para iniciar os trabalhos para a pré-temporada de 2020 e não trouxe nenhum reforço novo para as disputas de Campeonato Paulista, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Entretanto, o Tricolor investiu na manutenção do elenco e garantiu o fico do goleiro Tiago Volpi, do lateral-direito Igor Vinicius e do meia-atacante Vitor Bueno. O técnico Fernando Diniz também reintegrou ao elenco os jovens Shaylon e Brenner – que jogaram emprestados por Bahia e Fluminense, respectivamente, no ano passado.
Em contrapartida, o volante Hudson deixou o clube emprestado ao Fluminense e Calazans também não se apresentou devido a conversas com o América-MG. Tréllez, Jonatan Gomez, Everton Felipe, Paulinho Boia, Léo Natel e Araruna estavam emprestados e não estão nos planos da comissão técnica.
Assim, é possível imaginar que o São Paulo terá poucas mudanças no time titular. A forma de jogar é que o técnico Fernando Diniz terá a missão de inovar como já fez por Oeste e Fluminense.
A equipe base tricolor que encerrou a temporada de 2019 com o técnico Fernando Diniz tinha Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Liziero, Igor Gomes e Daniel Alves; Antony, Vitor Bueno e Pablo.
A tendência é que o time na temporada de 2020 seja o mesmo. Talvez o técnico Fernando Diniz saque Juanfran do time para voltar Daniel Alves para a lateral-direita com o objetivo de colocar o volante Luan para aumentar a proteção do meio de campo e deixar o jovem Igor Gomes na criação.
4-2-3-1
Há quem defenda que o São Paulo deveria usar Daniel Alves atuando mais adiantado pelo lado direito, como um ponta. Assim, Antony jogaria aberto pelo esquerdo e Igor Gomes seria centralizado para municiar Pablo no comando de ataque.
A mudança tática traria profundidade, já que Antony e Dani fazem a linha de fundo, e velocidade ao time de Diniz. Liziero, porém, é a peça chave desse esquema já que é um volante box to box – atua de uma área a outra em alta intensidade – e precisará de um trabalho físico mais qualificado já que sofreu com lesões nos últimos dois anos após sequência de jogos.
4-4-2
Se o técnico Fernando Diniz buscar inspiração no São Paulo de 2014 vice-campeão brasileiro, é possível montar um quadrado ofensivo com Igor Gomes, Daniel Alves, Alexandre Pato e Pablo. Assim, os meias de criação atuam abertos pelos flancos e giram a bola com o lateral, volante e o atacante que cai por um dos lados. Os atletas do lado contrário no campo fazem a infiltração para a definição da jogada.
O esquema tático exigiria alta intensidade de Igor e Dani pela necessidade de criação e composição defensiva rápida.
Veja os jogadores do elenco do São Paulo neste início de 2020:
Goleiros: Tiago Volpi, Lucas Perri, Júnior e Thiago Couto
Laterais: Juanfran, Reinaldo, Igor Vinícius e Léo
Zagueiros: Bruno Alves, Arboleda, Anderson Martins e Diego
Volantes: Luan, Liziero, Tchê Tchê e Jucilei
Meias: Daniel Alves, Hernanes, Shaylon, Gabriel Sara e Vitor Bueno
Atacantes: Pato, Pablo, Brenner, Toró, Everton, Helinho, Danilo Gomes e Fabinho