Jovem lateral sondado pelo Palmeiras já defendeu a seleção do Uruguai em seis oportunidades no último ano
O Palmeiras sondou recentemente o jovem lateral-esquerdo Matías Viña, do Nacional-URU, conforme o presidente Alejandro Balbi confirmou em entrevista à ESPN.
O lateral tem 23 anos, foi revelado em sua única equipe que atuou como jogador profissional, o Nacional do Uruguai. Na esquipe de Montevidéu, Matías atuou em 45 jogos entre 2017 a 2019, anotando cinco gols. Dos 45 jogos, o lateral-esquerdo foi escalado como titular em 42 partidas e entrou em campo como reserva em três jogos, conforme dados do Ogol.com.br.
Como jogador profissional, o lateral disputou a Liga Uruguais e a Copa Libertadores da América. Pelo campeonato nacional, participou de 38 jogos, anotando cinco gols e somados nove cartões amarelo. Matías foi campeão uruguaio.
Pela Copa Libertadores da América, Matías disputou a edição de 2019, parando nas oitavas-de-final, diante do Internacional, de Porto Alegre.
Pela seleção uruguaia, Matías atuou em seis jogos pelo time principal em 2019, todos amistosos. Em quatro jogos começou como titular, os outros dois, entrou como reserva. Sua estreia foi no dia 06 de setembro, em um amistoso diante da Costa Rica, com uma vitória por 2 a 1. Na ocasião, Matías começou no banco de reservas e entrou aos 37 minutos do segundo tempo.
Apesar de ser convocado à seleção principal a pouco tempo, sua relação com a seleção do Uruguai começou em 2017, com a equipe sub-20, no Sul-Americano da categoria. Viña jogou onze partidas pela seleção de base em 2017, oito pelo Sul-Americano sub 20 e três pelo Mundial Sub-20, disputado na Coréia do Sul.
Virada contra o Brasil
Um dos jogos em que atuou pela seleção sub-20 foi contra a seleção brasileira ( de Lucas Paquetá, Guilherme Arana, Richarlison e David Neres), pelo Sul-Americano da categoria, em 2017. Naquele jogo, o Uruguai estava empatado em 1 a 1 com o Brasil, e de virada, Viña marcou aos 46 do segundo tempo, conquistando a vitória pelo hexagonal da competição.
Gol de Matías Viña contra o Brasil ( lance no minuto 04:43)
De Loco Abreu a Barrandeguy, confira a lista de uruguaios que já defenderam o Botafogo