Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no Brasil, morre aos 80 anos
Primeira mulher a cobrir futebol no Brasil , a jornalista Marilene Dabus, faleceu aos 80 anos nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer.
A primeira aparição de Marilene para o jornalismo em 1969. Mesmo em um mercado machista, ao participar de um programa de conhecimentos sobre o Flamengo na TV Tupi, ela passou a ser setorista do clube carioca pelo jornal “Última Hora”.
Marilene também seguiu a carreira como repórter da seleção brasileira na cobrindo a equipe formada por João Saldanha, que na época estava em preparação para disputar a Copa do Mundo do México.
Marilene integrou também a “Frente Ampla pelo Flamengo”. No clube ainda assumiu cargo de Vice-Presidente de Comunicações, onde era responsável por estratégias que contribuíram com o crescimento da torcida nos anos 80.
A jornalista foi quem apelidou o centro de treinamento do Flamengo de “Ninho do Urubu”, que antes se chamava Vargem Grande.
O clube carioca prestou homenagem a jornalista através de suas redes sociais.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Marilene Dabus, primeira mulher repórter a cobrir futebol no Brasil e figura importantíssima na história do clube, chegando a exercer o cargo de vice-presidente de comunicação do Flamengo nos anos 80… pic.twitter.com/lBlhgwOm8w
— Flamengo (@Flamengo) January 17, 2020