Estreia das transmissões do Paulista tem como desafio sustentar as boas audiências verificadas nos últimos dois anos
Uma rodada após o início do torneio, chegou a vez do Paulistão na TV aberta. Estadual mais valioso do país, o torneio é assistido pela maior parcela do PIB entre os campeonatos locais. E estreia na Globo amanhã, com o clássico São Paulo x Palmeiras e o desafio de manter as altas audiências verificadas nas últimas temporadas.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Enquanto o Rio de Janeiro é tomado por uma polêmica sem fim, que envolve um apagão de transmissões pelo fato de o Flamengo não ter fechado com a Globo, os times de São Paulo navegam por mares tranquilos. Todos previamente negociados com a emissora, o que também faz com que 100% dos jogos seja televisionado via pay per view.
Isto, entretanto, não dissipa a curiosidade de se conhecer as audiências de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos individualmente. Seriam números semelhantes aos verificados no Rio, que fundamentam a maior pedida do Flamengo na comparação com os rivais? A frieza dos números diria que sim. Ao menos quando se olha apenas para a região metropolitana de São Paulo – origem das estatísticas a seguir.
Por se tratar de um torneio de tiro curto, não é apropriado utilizar apenas uma edição como parâmetro, sendo mais razoável agregar os Campeonatos Paulistas de 2017, 2018 e 2019. Ainda assim haverá distorções, como pelo fato de o Corinthians ter jogado (e ganhado) as últimas três finais, o que infla seus números. No extremo oposto está o Santos, com pouquíssimos jogos televisionados e geralmente só indo parar na TV em clássicos.
Pode-se dizer que existe uma grande variação de audiências entre os quatro grandes paulistas. Ela vai desde o empate de Corinthians e Palmeiras em clássicos (sendo este o derby de maiores audiências na capital) até números mais de 30% superiores a favor do alvinegro quando comparado ao Santos, nas mesmas condições. Nos últimos três anos, aliás, a dependência do Corinthians na TV aberta foi intensa: 70% dos clássicos televisionados tiveram sua presença. E nestes jogos os números também foram mais de 30% superiores aos dos clássicos sem o clube do Parque São Jorge.
LEIA MAIS
Veja quanto seu time ganhará de cota de TV para os Estaduais 2020