Começa, nesta quarta-feira (22), a edição de 2020 do Campeonato Paulista. Serão 16 clubes – divididos igualmente em quatro chaves – disputando oito vagas para as fases finais e evitando as duas do rebaixamento.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Na etapa de grupos, as equipes de mesma chave não se encontram. Os duelos são contra os demais participantes. Após 12 rodadas, os dois primeiros colocados de cada uma delas avançam para as quartas de final. Neste caso, os jogos ocorrem dentro dos próprios grupos, com seus respectivos classificados. Sempre com a disputa por pênaltis entrando em ação quando houver empate depois dos 90 ou 180 minutos de bola rolando.
Diferentemente das últimas temporadas, somente a grande decisão é fragmentada em duas partidas, com o time de pontuação geral superior (somando-se todas as fases) jogando o segundo embate em casa. Nos outros duelos de mata-mata haverá jogo único com mando de campo da equipe de melhor campanha. Porém, a renda líquida dos confrontos vai ser dividida igualmente entre os adversários. Caem para a Série A2 os dois clubes de menor pontuação na classificação geral, independentemente das chaves.
Durante a fase inicial, havendo igualdade no número de pontos, vale a ordem dos seguintes critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) maior saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. O regulamento completo está presente no site da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Leia também:
Títulos, ídolos e ‘pré-jogo’: 10 momentos em que o futebol “invadiu” o Aeroporto de Guarulhos
No avião, Felipe Melo ergue taça e jogadores do Palmeiras fazem a festa após título da Florida Cup
Na reapresentação do São Paulo, Diniz fecha treino tático e conversa com Pato