PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Levantamento mostra os Estaduais de 2020 que mais terão exposição de acordo com população e PIB

Levantamento mostra os Estaduais de 2020 que mais terão exposição de acordo com população e PIB

Vinicius Paiva
Economista com passagem pelo Globoesporte e contribuição ao Yahoo. Autor do antigo Blog Teoria dos Jogos. Tem como pauta números, cifras e audiências televisivas.

Descubra a parcela do PIB e da população brasileira para as quais os campeonatos estaduais serão transmitidos na temporada

No próximo fim de semana se iniciam alguns campeonatos estaduais, com o televisionamento dos torneios apresentando importantes diferenças. Como parte de uma nova política da TV Globo, detentora da maioria dos direitos, o número de datas será reduzido, bem como as transmissões de meio de semana. Por último, campeonatos importantes deixaram o portfólio da emissora, como o Campeonato Paranaense – agora exclusividade da DAZN – e, pelo menos até o dia de hoje, o Alagoano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Diante deste cenário, um novo perfil de transmissões. Confira nas tabelas abaixo para que parcela da população e do PIB brasileiros cada campeonato estadual será exposto na temporada 2020. Os números se referem apenas à TV Globo, com dados socioeconômicos relativos a 2017.

Fonte: IBGE. Considerando Alagoas no rol do Campeonato Carioca por conta do histórico de transmissões.

No sentido populacional, o maior estadual do Brasil é o Carioca, veiculado para dezesseis praças. Este ano, com o reforço do torneio de Alagoas, um total de 31,36% dos brasileiros vive em regiões contempladas pelas transmissões do estado fluminense. Mas por ser exibido para as doze menores economias estaduais, a parcela do PIB é menor: 26,62%. Números, ainda assim, robustos. Que se tornam um trunfo nas mangas do Flamengo, único a ainda não ter vendido os direitos para a Vênus Platinada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: IBGE. Considerou-se o Paulistão veiculado para o Paraná por conta do histórico de transmissões.

Se o Campeonato Carioca pode ser visto por mais gente, o Paulista domina sob a ótica do tamanho das economias às quais se expõe. Isto mesmo veiculado para apenas dois estados, São Paulo e agora o Paraná, que não possui mais estadual próprio em TV aberta. Mas a força da primeira e da quinta economias do país, combinadas, dão ao torneio exposição para 38,6% do PIB. A junção fez com que os números populacionais também se aproximassem do Carioca: 27,17%.

A ordem dos estaduais de acordo com o PIB é mais relevante pois atribui valor econômico aos torneios. Após São Paulo e Rio, vem os Campeonatos Mineiro (8,75%), Gaúcho (6,43%), Catarinense (4,21%), Baiano (4,08%), Goiano (2,91%), Pernambucano (2,76%), Cearense (2,25%), Mato-Grossense (1,93%) e Sul Mato-Grossense (1,46%).

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Veja quanto seu time ganhará de cota de TV para os Estaduais 2020

Better Collective