Mercado da bola: Fluminense empresta Matheus Mascarenhas para clube português
Matheus Mascarenhas foi revelado nas divisões de base em Xerém
O Fluminense acertou o empréstimo de Matheus Mascarenhas ao Vitória de Guimarães por uma temporada e meia. O lateral-esquerdo formado em Xerém, já embarcou para a Europa. Com isso, o jogador é aguardo nesta sexta-feira (31) em Portugal. Antes de ser emprestado, Mascarenhas assinou renovação de contrato por mais um ano com o Tricolor das Laranjeiras. O jogador estendeu o vínculo até dezembro de 2022. Em contato com o Torcedores.com, o clube confirmou que os representantes do atleta vinham conversando com os dirigentes portugueses desde o fim do ano passado.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Ao ceder Mascarenhas, o Fluminense estipulou no acordo que o Vitória de Guimarães tem prioridade para adquirir os direitos econômicos do lateral até novembro de 2021. Após esse período, a diretoria tricolor terá o direito de negociar o atleta com qualquer outro clube ou reintegrá-lo no futuro. A movimentação não renderá dinheiro ao Tricolor, que enxerga a negociação como uma oportunidade para uma transação futura com a finalidade de fortalecer as finanças. Em contrapartida, os portugueses irão pagar integralmente os vencimentos do jogador.
Siga o Torcedores também no Instagram
Com o martelo batido, o ciclo de Mascarenhas chegou ao fim após ser promovido aos profissionais do Fluminense em 2017. Com isso, o lateral-esquerdo não veste mais a camisa do clube nesta temporada. Dessa forma, o técnico Odair Hellmann irá trabalhar com outros dois jogadores neste começo de temporada: Egídio, que foi contratado após passagem pelo Cruzeiro, além de César, que foi promovido aos profissionais em janeiro deste ano.
Lateral não vingou no Fluminense
Matheus Mascarenhas foi revelado pelo Fluminense em 2014. Ele, inclusive, é da mesma geração do zagueiro Roger Ibañez que trocou recentemente a Atalanta pela a Roma. Apesar de não ter conquistado títulos na base, o jogador acumulou sucessivas convocações para as seleções Sub-15 e Sub-17 do Brasil. Nesse ínterim, o lateral-esquerdo venceu o Campeonato Sul-Americano Sub-17 em 2017. Na ocasião, Mascarenhas atuou ao lado de Vinícius Júnior, principal jogador daquele grupo, atacante do Real Madrid.
Mascarenhas, depois que sugiu no Fluminense, passou pelo Atlético-GO e Botafogo-SP. Porém, o lateral teve passagem de pouco destaque pelas duas equipes. Em resumo, ele disputou apenas 12 partidas oficiais e fez dois gols entre 2017 e 2019. Na última temporada, o lateral entrou em campo em oito oportunidades sendo seis no Campeonato Carioca, uma na Copa do Brasil e no Brasileirão.