Home Torcedoras Malu Schwaizer revela paixão de família no Internacional: “Sonho realizado”

Malu Schwaizer revela paixão de família no Internacional: “Sonho realizado”

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!

Com apenas 18 anos, Malu subiu da base para a equipe principal

Por Beatriz Pinheiro, colaboradora em São Paulo

Ao projetar expectativas para o ano de 2020, Malu Schwaizer tem a resposta na ponta da língua: o foco é no momento do Internacional. Dificilmente, a resposta seria outra. Recém promovida do time de base para a equipe principal, a atleta de 18 anos carrega um vínculo com a equipe colorada que vem de família, já que atualmente defende a equipe de coração dos pais, assim como o irmão, apontado como principal referência pela atleta, fez durante 11 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em conversa exclusiva com o Papo de Mina, Malu mostrou satisfação pelo momento vivido, mas garante que não abre mão do trabalho duro. “A passagem para o time profissional significa que tudo o que eu faço e já fiz deu certo. É um sentimento de gratidão por tudo o que eu passei e agora é só evoluir cada vez mais, focar ainda mais, que eu sei que posso chegar cada vez mais longe”, declarou.

Tudo em casa

Segundo a jogadora, o Internacional faz parte de sua família, e definiu a relação com o clube como um “sonho realizado”. Apesar de ter recebido o incentivo dentro de casa, Malu recorda o desejo particular de seguir com a bola nos pés.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Sempre tem uma influência do pai e do irmão, mas desde pequena eu mesma pegava a bola, falava que queria jogar bola com eles, queria estar ali. Tem uma influência deles, mas tem também a paixão pelo futebol que já nasceu comigo”, contou.

Se por um lado, o apoio vem da família, a cobrança também chega dos mais próximos. “Os meus pais já foram pra Argentina, Uruguai, para ver jogo meu. Minha mãe passou um ano comigo morando em Santos por causa do futebol, então eu acho que a família é a base de tudo. E sim, me cobram muito, mas isso é pra eu melhorar, estar sempre no meu melhor nível, e acho que isso faz parte”, disse.

Além da influência dos parentes, o início de Malu Schwaizer no futebol aconteceu entre meninos, já que, assim como outras atletas do esporte feminino, não dispunha da estrutura para atuar com meninas desde a infância. Esse é um ponto de transformação que a jogadora já enxerga no cenário da modalidade e projeta melhorias para as próximas gerações.

“Meninas de 11 anos já poderem ter um clube onde jogar é muito importante, porque na base é onde a menina constrói o seu futebol, é onde ela aprende tudo, então ver que tem meninas com 10, 11 anos já jogando em clube tão cedo, me faz muito feliz”, apontou.

PUBLICIDADE

Conquistas e novos desafios

Em 2019, Malu integrou a equipe que sagrou o Internacional como primeiro campeão do Campeonato Brasileiro Sub-18, em campanha em que o time gaúcho sofreu apenas uma derrota. “Erguer uma taça do Brasileiro é algo maravilhoso, trabalhamos o ano todo para isso, unimos o grupo para conquistar essa taça e nosso objetivo foi alcançado. Ficamos muito felizes com isso, foi uma coisa marcante na carreira de todas as atletas do grupo e da comissão”, recordou.

Para a temporada de 2020, Malu demonstrou confiança no objetivo de repetir as alegrias do ano anterior, desta vez na equipe principal. “O Inter fez contratações pontuais, subiu algumas meninas da base, isso tudo entra no planejamento e tenho certeza de que o objetivo é de subir cada vez mais e estar entre as melhores equipe do futebol feminino do país”, finalizou.

A estreia do Internacional no Campeonato Brasileiro Feminino A-1 acontece no dia 9 de fevereiro, quando recebe o São José-SP, às 15h.

Veja mais

PUBLICIDADE

Ottilia mostra alegria em defender clube do coração dos pais: “Só tenho a agradecer”

Em planejamento mais “ousado”, Sereias da Vila apostam em renovação do elenco

PUBLICIDADE

 

Better Collective