Com show do QB Joe Burrow, LSU conquistou nesta segunda (13) de forma invicta o título nacional do futebol americano universitário
Confirmando o favoritismo, LSU não deu chances para Clemson na grande decisão do College Football Playoff, nesta segunda-feira (13). A vitória por 42 a 25 no Mercedes-Benz Superdome, em Nova Orleans, teve como protagonista maior o QB Joe Burrow. O vencedor do Troféu Heisman deu um show à parte e foi responsável por 463 jardas de passe e cinco passes para touchdown.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Foi o quarto título nacional na história de LSU e o primeiro desde 2007. Além de ser a segunda vez que a universidade termina como campeã invicta (15-0). Para Burrow, a partida foi uma coroação de uma temporada histórica. Ele se tornou o primeiro quarterback da história do futebol americano universitário a lançar 60 passes para TD em uma única temporada (13 só nas partidas de playoff). Credenciais robustas para quem deve ser a primeira escolha no draft da NFL, no próximo mês de abril.
GOAT ? pic.twitter.com/CFwlqs68di
— LSU Football (@LSUfootball) January 14, 2020
A partida
O jogo começou com Clemson abrindo o placar com um TD corrido do QB Trevor Lawrence, que chegou a decisão invicto na carreira em 25 jogos. LSU empatou o jogo logo depois, em passe de Burrow de 52 jardas que encontrou o recebedor Ja’Marr Chase. Mas Clemson reassumiria a liderança da decisão, com um field goal de 52 jardas de B.T Potter e outro touchdown. Desta vez saindo numa corrida de 36 jardas de Tee Higgins após um bonito reverse que confundiu toda a defesa de LSU.
A jogada parece que mexeu com os brios de Burrow que resolveu mostrar porque foi o vencedor do Heisman nesta temporada. Primeiro, o camisa 9 marcou um TD corrido de três jardas. Depois afiou o braço para lançar dois passes para touchdown. No primeiro lance, mandou a bola nos braços de Chase marcar um TD de 14 jardas. Depois foi a vez de encontrar num passe de seis jardas Thaddeus Moss, o filho do ex-craque da NFL, Randy Moss. LSU virou o intervalo vencendo por 28 a 17 e já dando sinais que o título não iria escapar.
Burrow comanda o show de LSU
No segundo tempo Clemson até ensaiou uma reação na decisão. Logo na sua primeira campanha ofensiva, os Tigers (o mascote de Clemson também é um tigre) marcaram TD com o running back Travis Etienne, correndo para três jardas. Na tentativa do lance de dois pontos, conversão anotada por Amari Rodgers em passe de Lawrence para reduzir a diferença para 28 a 25. Contudo a reação parou aí. Burrow voltou a castigar a defesa laranja com seus passes precisos. Primeiro, um belo lançamento de 43 jardas para Chase. Na sequência outro passe para Moss, de quatro jardas, para anotar mais um TD para LSU.
Ainda tinha espaço para mais um TD no quarto período. Desta vez Joe Burrow acertou um lindo passe de 24 jardas para Terrace Marshall Jr, que ampliou o placar para 42 a 25. Daí em diante foi apenas controlar o relógio e ainda contar com um fumble de Trevor Lawrence, próximo ao fim da partida para a festa amarela e roxa começar na Lousiana. Ao total o ataque de LSU somou 628 jardas contra apenas 324 do seu rival.
Get The Nat ✅#GeauxTigers pic.twitter.com/oSX5kPjdAt
— LSU Football (@LSUfootball) January 14, 2020
Clemson, que era a atual campeã nacional, viu uma sequência de 29 partidas invicta ser interrompida. Tristeza também para o QB Trevor Lawrence, outro nome forte cotado para as primeiras escolhas do draft da NFL em 2021. Em noite infeliz e errando muitos passes, Lawrence lançou para 234 jardas e sem nenhum TD de passe. Além da perda do título, o “Sunshine” sofreu sua primeira derrota como titular em 25 partidas.